SEMANA DE PARAISÓPOLIS PROMOVE AÇÕES CULTURAIS E ESPORTIVAS GRATUITAS

Paraisopolis 1Em sua quinta edição, iniciativa leva à comunidade extensa programação de atividades que incluem oficinas educativas, sessões de cinema e apresentações de teatro, música e dança;

A Semana acontece de 14 a 22 de setembro e é aberta ao público em geral São Paulo, 11 de setembro de 2013 – Entre os dias 14 e 22 de setembro a comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, será palco de uma série de atividades de caráter  cultural, desportivo e ecológico, entre as quais apresentações musicais, peças teatrais, exibição de filmes, exposições e oficinas de esportes, culinária e artes. Em seu quinto ano de
realização, a Semana de Paraisópolis – iniciativa promovida pela União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) –  tem por objetivo divulgar os projetos em andamento na comunidade e sensibilizar a população sobre a importância da cultura.

A programação da Semana terá início com a VIII Mostra Cultural de Paraisópolis, no sábado (14/9), no CEU Paraisópolis. Tendo como tema “Paraisópolis faz História“, ela apresenta ao público em geral trabalhos desenvolvidos pelos moradores da segunda maior favela de São Paulo, resultantes de projetos sociais e das ações promovidas pelas escolas estatuais e municipais da região para estimulo de práticas pedagógicas, de lazer e cultura.

A abertura da Mostra contará com as presenças do Prefeito de São Paulo Fernando Haddad e do Secretário-Adjunto da Secretaria Estadual de Cultura Sergio Tiezzi. 

Na mesma data acontece o lançamento do livro “A Cidade do Paraíso – Há vida na segunda maior favela de São Paulo”, de Bruna Belazi e Vagner de Alencar. A obra narra a história dos personagens anônimos que ocupam os becos e vielas de Paraisópolis e traça um retrato fiel do cotiano dos mais de 100 mil moradores da comunidade.

O cinema, por sua vez, terá um dia especial na programação. Em 15/9 (domingo) serão exibidos os filmes “Meus 10 segundos de Paraisópolis”, “Ponto Cego”, “Tem Gringo no Morro” e “Reflexões de Liquidificador”, seguidos de debate com os diretores. Acontecerão também as oficinas   Vivências da ONG Novo Olhar, com Paulo Santiago, e Cinema Comunitário, comandada pelo Coletivo Sendero e por Raoni Gruber.

Para quem gosta de música e teatro, acontecerão ao longo dos diferentes dias apresentações especiais e shows  com entrada gratuita e abertas ao público em geral.

Entre os destaques, o Teatro Hebe Camargo receberá no dia 18/9,  às 19 horas, o espetáculo “O Mundo Mágico de Ooohs”, um trabalho da Compania Teatral Dragão 7 com direção e concepção de Creusa Borges e dramaturgia de Neviton de Freitas. Unindo sonoridade, fábulas e contemporaneidade, a peça conta com a trilha sonora ao vivo do rapper Dexter.

Projetos culturais e benefícios para a comunidade –   O calendário da quinta edição da Semana de Paraisópolis contempla também a criação do  “Paraisópolis das Artes”, um roteiro para visitação dos pontos turísticos de Paraisópolis. O anúncio será realizado em 16/9 (segunda-feira), durante solenidade em comemoração ao Dia de Paraisópolis e aos 30 anos de fundação da UMCP. A cerimônia acontece a partir das 10 horas, na sede da associação, e contará com a presença do Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, entre outras autoridades e lideranças comunitárias.

Durante toda a Semana serão ainda anunciadas a abertura de novas vagas para participação nos projetos socioeducativos, entre eles o Projeto Judô Paraisópolis, uma parceria entre o Instituto Tiago Camilo e a UMCP que atende atualmente a 200 meninos e meninas com idades entre 6 e 17 anos, e o Ballet Paraisópolis, que oferece aulas de dança clássica a mais de 100 alunos de 7 a 17 anos e conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet),com patrocínio do Banco ItaúBallet Paraisópolis é um projeto aprovado pelo Programa de Ação Cultural (ProAc) da Secretaria Estadual da Cultura, parcialmente patrocinado pela TIM.

Já o projeto “Dança, Vida e Prazer” é aprovado pela Lei Rouanet contando com parceria com o Banco Itaú..Celebrando os três anos da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis e as novas vagas para participação no projeto, o auditório da ETEC receberá uma apresentação especial dos músicos liderados pelo maestro Paulo Rydlewski. Haverá também o lançamento dos projetos do Instituto Rugby Para Todos e da ONG Skate Solidário, que abrirão espaço para a prática de novos esportes dentro da comunidade a partir de treinos promovidos por atletas das diferentes modalidades e da construção de uma pista de Skate.

A Semana de Paraisópolis marcará ainda o início da campanha “Adote um Aluno“, para o apadrinhamento das turmas de 2014 do Instituto Escola do Povo (IEP), voltado à alfabetização de jovens e adultos da comunidade. Criado em 2007 pela UMCP, o Instituto nasceu como o objetivo de fazer com que  Paraisópolis se torne a primeira comunidade do Brasil a erradicar o analfabetismo. Desde então, o programa formou mais de 3 mil pessoas. E dentro da maratona de atividades, há ainda espaço para a formatura da turma de Qualificação Profissional no Varejo do Instituto Pão de Açúcar e aula inaugural para os novos alunos do curso.

E é com objetivo de homenagear aqueles que colaboram para o desenvolvimento destas e tantas outras iniciativas  em prol da comunidade que em 20/9 acontece o Prêmio Nova Paraisópolis de Responsabilidade Social, promovido pelo Jornal Espaço do Povo.

Fechando as festividades, um grande show reunirá artistas da comunidade que vêm se destacando no cenário nacional, entre eles o Look Dog, San e o Complex Peace, dia 22/9 (domingo), a partir das 16 horas, no CEU Paraisópolis

Material enviado por Gilson Rodrigues via e-mail.

O conteúdo, em sua totalidade, é de responsabilidade do autor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: