Dra. Fernanda Granja fala sobre a importância de uma alimentação balanceada.

Dra. Fernanda Granja

Dra. Fernanda Granja

A Dra. Fernanda Granja é uma profissional que já participou, e continua participando, de vários programas na televisão voltados para a nutrição, a saúde, o bem estar das pessoas.

Com suas dicas, seus conselhos, suas orientações em seu consultório e nas clínicas onde atende ao público que busca a saúde, ela tem obtido muito sucesso em sua profissão, destacando-se a cada dia que passa.

Nutricionista Clínica graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Nutrição Clínica em Pediatria pela FMUSP (SP), Fisiologia do Exercício pela UVA (RJ) e pós- graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP (SP), ela Já prestou consultoria ao São Paulo Futebol Clube como nutricionista dos associados, e trabalhou como consultora da loja Mundo Verde Moema em São Paulo.

Eu iniciei a entrevista no meu programa perguntando sobre um tema interessante… o início do nosso dia

  • Dra. Fernanda, qual é o café da manhã ideal?

Purcino, o desjejum é muito importante! Já dei algumas dicas  no meu blog sobre isso, mas nunca é demais falar novamente. O desjejum é a primeira refeição do dia e uma das mais importantes. Se você começa o dia com um desjejum inadequado, com certeza no final do dia você se sentirá exausto. É ele que vai fornecer energia para melhor disposição e produtividade ao longo do dia, repondo os estoques de glicose no sangue, fazendo a pessoa pensar melhor.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia.

Sem o café da manhã, seu cérebro e seus músculos não terão a energia que precisam para sustentar os níveis de atividade para o início do dia, gastando de outras fontes, gerando cansaço e irritabilidade. Nós estamos acostumados aqui no Brasil a tomar um café da manhã rápido, do tipo café com leite, pão e manteiga. E isso é prejudicial.

O rodízio de alimentos, ou seja, a variedade na mesa é o item mais importante a ser seguido. Quando ingerimos todos os dias a mesma coisa, nosso corpo padece de falta de nutrientes. Para um organismo saudável e que funciona bem, é necessário que todas as vitaminas e todos os minerais estejam em harmonia. Nós somos feitos de nutrientes. Se faltar um único nutriente, pode desregular todo o metabolismo celular e energético, fazendo a pessoa ter mais cansaço, menos disposição e ganho de peso.

  • Leite integral, leite desnatado, leite semi-desnatado, leite de soja, Qual é o ideal? 

A gente classifica os leites como leite animal e leite vegetal. O leite vegetal não é chamado de leite, é extrato.  O leite vegetal não tem a “caseina”, uma proteína do leite animal.  Muita gente tem alergia a essa proteína ou à lactose, que é o açúcar do leite. É por isso que existem essas variações.  (mais detalhes veja o vídeo do primeiro bloco da entrevista e descubra o por que de tantas alergias).

  • Qual é a real eficiência de elementos como farinha de banana verde, chia, entre outros, para uma boa dieta?

As fibras servem tanto para soltar como para regular o intestino. Tudo vai depender do que se procura no tratamento do paciente. É importante que essas fibras estejam no café da manhã pois elas vão regularizar o intestino durante todo o dia.

Quando a pessoa tem o intestino muito solto, reduzimos as fibras, mas elas são importantes para modular as fezes direitinho. Ter intestino solto não significa cortar a ingestão de fibras. Até em um suco é necessário colocar fibras, pois assim você estará regularizando o sangue, os níveis de gordura, a saciedade, reduzindo o apetite. Até com a fruta picada, colocar a fibra, que pode ser uma colher de farinha de linhaça, colher de farelo de aveia, farinha de chia, entre outras.  Quem come o café da manhã rico em fibras terá menos fome, menos ansiedade, menos compulsão pela comida. O açúcar ficará em níveis ótimos, sem picos, evitando a busca constante por alimentos.

  • Depois do café da manhã saudável, com a vida tão atribulada, a pessoa não sai no horário certo para comer. O que fazer nesses casos?
J. Purcino perguntando sobre as fibras e proteínas.

J. Purcino perguntando sobre o que comer no almoço

Temos que recriar o habito de carregar a famosa lancheira. A pessoa tem que se preparar para o dia. Não dá para almoçar ao meio-dia, só à tarde. Coma no mínimo a cada três horas. Coma uma fruta, não uma penca. As barras de cereais não são todas que são saudáveis, tem que comer a ideal.

As pessoas que são ansiosas, além da reeducação alimentar, tem que procurar ajuda médica para ser orientada a tomar fitoterápicos que regulem essa ansiedade. Não tome NUNCA sem acompanhamento médico.

  • E quem costuma comer no restaurante a quilo, como policiar-se quanto à quantidade e qualidade do que escolher para montar o seu almoço?

Metade do prato tem que ser de salada. Essa regra não vai mudar nunca. Vegetal crú ou cozido também é bom. A outra metade divide entre proteínas e carboidratos. A sugestão ideal é comer sempre o arroz integral. Temos que aprender a balancear. A lei da compensação funciona muito. Dispense todos os molhos, usa só o azeite, o limão e o sal.

  • E no jantar? Tem gente que chega em casa, comeu mal durante o dia, e tenta recuperar tudo de noite. Fazer o que para evitar cair nesses erros?

Purcino, a gente foi programada para comer bem ao entardecer e logo depois, umas duas ou três horas depois, dormir. O indicado, às cinco ou seis horas da tarde a gente deveria estar jantando, para às nove horas começarmos a dormir. O melhor horário para dormir bem, ter um sono profundo, começa às nove da noite e vai até mais ou menos as três horas da manhã. É inclusive o melhor horário do nosso fígado trabalhar. 

Veja as respostas completas sobre esse interessante tema assistindo ao vídeo do primeiro bloco da entrevista da Dra. Fernanda Granja, clicando na foto abaixo.

Dra. Fernanda Granja e J. Purcino (Vídeo do primeiro bloco)

Dra. Fernanda Granja e J. Purcino (Vídeo do primeiro bloco)

 

Neste segundo bloco da entrevista, falamos sobre a importância da nutrição funcional

  • A Nutrição Funcional no Brasil foi introduzida em 1999, com objetivo de abordar, prevenir e tratar desordens crônicas complexas por meio da detecção e correção dos desequilíbrios orgânicos. Dra. Fernanda, o que é nutricionismo funcional?

Purcino, a nutrição funcional é diferente da nutrição tradicional. Na nutrição tradicional, que aprendemos na faculdade, a gente conta as calorias, consideramos que todas as frutas são boas, todos os legumes, proteínas, fibras, são bons. Tudo faz parte de uma alimentação saudável.

Quando você faz a nutrição funcional você entende que tem alimento que não é muito bom para você. Todo alimento tem uma função para você. Por exemplo, uma maçã pode ser boa para mim e não para você. Para certas pessoas sacia a fome, para outras prende o intestino, para outras solta o intestino. Isso é um exemplo, certo. Como sabemos disso?

Existe um questionário de rastreamento metabólico, que fazemos no consultório e com as respostas, conseguimos visualizar alguns alimentos que fazem mal para você. Retiramos esses alimentos um tempo e ensinamos a pessoa a comer esses alimentos de uma forma melhor, mais criteriosa e balanceada.

  • Quando você fala em rastrear o melhor alimento para você, volto ao tema… como seguir a dieta comendo em restaurante ou no refeitório da empresa

Tanto os restaurantes a quilo como nos refeitórios tem de tudo. Basta seguir as orientações da nutricionista e escolher o que a pessoa pode comer. O difícil é seguir essa dieta nos restaurantes a la carte, mas mesmo assim sempre encontramos algo que possa casar com o que precisamos comer.

  • Muita gente que está chegando aos 60 anos só vai se preocupar em procurar uma nutricionista para tratamento e não para a prevenção. O que você recomenda?

Olha Purcino, eu conheço várias pessoas que chegaram aos 60 anos e decidiram mudar de vida e conseguiram. Não conseguiram ficar com a barriga “zerada”, começou a ter músculo. Não tem segredo, tem que ter uma refeição balanceada, fazer exercício de forma criteriosa e com acompanhamento, para evitar problemas de fraturas, lesões, etc.

Evitar alimentos processados. Tem preguiça de cozinhar, almoça no quilo e no jantar, come um lanche. O ideal é comer o que é preparado em casa.

Eu sempre disse aos meus pacientes, supermercado é para comprar produtos de limpeza. A alimentação você compra na feira….

Quer saber mais? Clica na foto abaixo e veja o vídeo do segundo bloco da entrevista que está sensacional.

Supermercado é para comprar material de limpeza. Alimento, compre na feira.

Supermercado é para comprar material de limpeza. Alimento, compre na feira.

Você também poderá ver mais detalhes sobre a carreira da Dra. Fernanda Granja, as fotos do programa, todos os vídeos, acessando diretamente o meu site www.caminhosdesucesso.com.br

Entrevista foi ao ar pela TV Geração Z no dia 31 de Agosto de 2.013. É uma realização da TSP2 Treinamentos e Sistemas de Performance em parceria com a 3 Telas Comunicação e apoio da Physioterapia Consultórios e Banco de Personalidades. Produção Geral:  José Antonio Purcino.

3 Respostas to “Dra. Fernanda Granja fala sobre a importância de uma alimentação balanceada.”

  1. A importância sobre uma alimentação balanceada | Caminhos de Sucesso Says:

    […] Dra. Fernanda Granja fala sobre a importância de uma alimentação balanceada. […]

  2. Vídeo – A importância de uma alimentação balanceada – Programa Caminhos de Sucesso – Dra. Fernanda Granja – Nutricionista Funcional Says:

    […] Nessa última sexta-feira vou ao ar uma entrevista que dei sobre alimentação saudável e nutrição funcional no programa  Caminhos de Sucesso do blog do Purcino. […]

  3. Vídeo – A importância de uma alimentação balanceada – Programa Caminhos de Sucesso – Dra. Fernanda Granja Says:

    […] Nessa última sexta-feira vou ao ar uma entrevista que dei sobre alimentação saudável e nutrição funcional no programa  Caminhos de Sucesso do blog do Purcino. […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: