NELLO ESTÁ FAZENDO SEU NOVO FILME

ImagemEste texto foi publicado no facebook, na página de um grande amigo, escritor, comunicador e filósofo. Estou falando do Fernando Coelho. 

Com sua autorização, transcrevo este texto que merece ser lido e relido.

 

 

Igreja Santa Maria.  Trastevere. Roma.  O começo de tudo. 

Ali, cerca de 500AC, iniciou a República que se tornaria o maior e mais bem sucedido império daquela fase da civilização.

Ali, mais de 2400 anos depois, também nasceu NELLO DE ROSSI. Diferente de Julius Caesar, Imperator de Roma, Nello viveu no Império dos Sentidos.

Desde muito jovem, talentoso e ativo, se projetou nas telas mágicas do cinema italiano, fixando sua presença carismática na retina de uma Europa turbulenta , tragada por forças ideológicas extremadas e opostas. 

Não havia tédio.

Um pouco mais do que moleque, já um jovem adulto, entrou no círculo de seu amado irmão, Antonio, com quem trabalhou apoiando Rossellini na produção do marco neo-realista italiano “Roma Cidade Aberta”, realizado na garra guerrilheira para obter ponta de sobra de negativo , com “empréstimos” informais das câmeras da CineCittá e outras aventuras que foram em si lait-motif para se dedicar um filme inteiro.

Nello passou um tempo como assistente do Rossellini, antes de se mudar para Nova Iorque, onde casou-se com Rosa (hoje Rosa Ballantine) com quem teve o filho Marc, de quem sou amigo, irmão e padrinho de casamento. Marc se destacou no Brasil como um refinado montador de cinema, colaborando em diversos filmes, sobretudo os de Ugo Giorgetti. 

Em uma outra virada de vida Nello muda-se para o Brasil para juntar-se ao irmão Antonio, na cantina Trastevere, aqui em São Paulo. Já nesta altura havia se separado de Rosa e casado com Rina, com quem teve mais 3 filhos, Mássimo, Patricia e Daniela.

Antonio, seu irmão veio a falecer (Rossellini afirmou que a morte de Antonio era “o fim de uma era”), e a cantina Trastevere foi fechada. Em 1974, Nello abriu sua própria cantina, NELLO’s.

Rapidamente famosa pela sua excelente comida, NELLO’s tornou-se um epicentro de artistas e cineastas. O próprio Nello celebrizou-se como ator em uma série de comerciais muito populares. Produziu e dirigiu também seus próprios filmes.
Assim, é nessa fase, em que Nello já havia percorrido 3 continentes e aventuras sem par, que eu tive o privilégio de conhece-lo, em 1986. 

Dizia-se de Steve Jobs que este tinha um “Campo de Distorção da Realidade” ao seu redor. Nello era parecido. Porem podemos dizer que era um “Campo de Imersão Cinematográfica”. Quando qualquer pessoa chegava a menos de 4 metros dele, imediatamente estava fisgada e ingressa em um “filme” que se desenrolava ao vivo e a cores naquele exato momento.

As gestualidades, palavras, histórias (todas loucamente verdade e divertidas), transformavam o momento em um cenário e as pessoas em personagens… e não tinha o grito de “corta !” até você ir embora para casa.

Um sem número de vezes encontrei meus pares de cinema por lá. Havia noites em que eu passava por umas 5 mesas antes de conseguir sentar na minha.  Ao me encontrar na cantina Nello afirmava, intenso e fervoroso : “Semana que vem iniciamos as filmagens do meu próximo filme”.

Nello foi sem dúvida uma das pessoas mais generosas com quem trabalhei na vida. Top 3. Sou imensamente grato a ele por ter aberto as portas do cinema paulista para mim. Foi um ato que transformou minha vida para sempre. A partir daquele momento uma sequencia sem fim de eventos tomou a dianteira da minha vida, comprometendo-me com essa cidade, São Paulo, que tanto amo, me lançando por veredas trilhadas intensamente até hoje.

Minha vida profissional se afastou do cinema tradicional, ainda que me mantenha no universo dos audiovisuais. Mas como Nello me ensinou, isso é bem pouco relevante, pois o grande filme da vida é o imenso aqui e agora que o Nello era tão hábil em viver, sem freio, com o pé embaixo. 

Patricia, sua filha lembra bem : 

– Ele sempre aconselhava aos outros : “Faça o que você ama, senão você acaba tendo que trabalhar”! 

Não há conselho mais sábio !

Faz quase 3 semanas que Nello saiu para começar seu novo filme. A locação é longe daqui. Posso lhe garantir : o filme está divertindo a todos que lá estão, mas o melhor produtor que ele jamais teve, eu, estou aqui, na terra, com saudades.

Avante Nello !

Nesse filme você nunca vai precisar gritar “corta”!

Deixe uma resposta

