Bate-papo com um filósofo… Francisco de Assis Sobrinho (e aprendendo a pensar)

Meu grande amigo, uma pessoa especial, que conheci em 1.978, quando comecei a trabalhar na Goodyear do Brasil. Naquele “entonces” , como diriam meus amigos equatorianos, eu não tinha a mais remota ideia que 35 anos depois eu iria entrevista-lo em meu programa Caminhos de Sucesso.

Hoje ele é um consultor de sucesso, filósofo, com uma capacidade de organização de ideias como poucos. Dono de uma capacidade de visão total quando analisa uma empresa e seus integrantes, conversar com ele sobre liderança foi um exercício muito interessante. Ainda mais por tratar-se de um tema que nós dois temos conhecimentos profundos, com pontos de vista diferentes e, no entanto, sem discordar da essência. Veja abaixo como ele descreve a si mesmo:

Francisco Assis Sobrinho

Francisco Assis Sobrinho

 

“Filósofo, Professor e Consultor com mais de 36 anos de experiência de sucesso no mundo dos negócios, participei da gestão de empresas multinacionais e nacionais, em diversos segmentos: Indústria, Comércio, Financeiro e Serviços. Com profundo conhecimento na área do Relacionamento e da Ética, atuo como facilitador de mudanças efetivas e duradouras com objetivo de melhorar e ampliar as relações do holograma, tornando-as mais ricas, éticas e inspiradoras.”

 

A minha primeira pergunta, claro, foi o por que do nome Aprendendo a Pensar? 

Francisco:  (….) A filosofia entrou na minha vida depois de muito tempo em que eu já estava no negócio da consultoria. A minha formação básica era em ciências exatas. (…) Estudando filosofia eu fui descobrir a origem da vontade de mudar, da  angustia do ser humano, dessa inquietude.  (..) e foi ai que fundamos a Aprendendo@Pensar, no gerúndio, pois nós também aprendemos a pensar junto com os clientes.

Em outro momento interessante da entrevista eu perguntei sobre a dificuldade das empresas em manter-se em seu posicionamento inicial, perdem fôlego e algumas chegam a fechar.

Francisco:   O número de suicídios que existe no mundo é muito alto. (…) Os bilhetes deixados por quem comete o suicídio dizem que as pessoas que os cometem o fazem por ter perdido o significado na vida. Para as empresas é a mesma coisa. Ela vai se matando quando ela só olha o fator econômico. Quando o fim do trabalho dela é o dinheiro. (…) O mercado já não está querendo só isso. O fornecedor, o cliente, o funcionário já não querem mais isso.  (…) Muitas empresas tem o prazo de valide que é o dono. O dono morreu, a empresa morre junto. (…)

Falamos sobre a confusão na cabeça dos líderes, que só existe porque o dono da empresa não tem claro os seus objetivos e não age de acordo ao que foi determinado no começo do período.

Um outro ponto interessante da entrevista foi quando comentamos que durante o processo de consultoria do Francisco e de sua empresa, ele não leva respostas ao seu cliente. Ele leva, isso sim, boas e novas perguntas.

Francisco:  Nós levamos novas perguntas para os velhos problemas. Na hora em que apresentamos essas novas perguntas o cliente mesmo se questiona e fala para si mesmo… “realmente eu tenho que responder isso.”  E ele vai trabalhar buscando essas repostas em conjunto com seus líderes.

Falamos sobre o Líder Ético. Falamos como ensinar todo esse grupo de pessoas a pensar. Como fazer o mapeamento das percepções e como dar significado para empresa com base em uma boa consultoria.  Perguntei a ele qual o significado da palavra Líder.

Francisco:  Eu imagino que o líder é aquele que inspira. É aquele que motiva. É aquele que entrega resultado. É aquele que mostra o norte, é aquele que colabora e compartilha. Qualquer outra coisa não é líder. Pode ser chefe, gerente…(…)..

Conheça mais sobre essa entrevista seguindo o link do vídeo abaixo.

Francisco Assis Sobrinho e J. Purcino

Francisco Assis Sobrinho e J. Purcino

 

Você pode também acompanhar o vídeo da entrevista no meu site www.caminhosdesucesso.com.br 

 

Deixe uma resposta

