Adir Ribeiro – A Importância da consultoria no desenvolvimento de uma franquia.

Adir Ribeiro - Presidente Praxis Business

Adir Ribeiro – Presidente Praxis Business

No dia 14 de Junho eu tive o prazer de entrevistar em meu programa Caminhos de Sucesso um jovem empreendedor, palestrante, administrador de empresas e Presidente e fundador da Praxis Business, o Adir Ribeiro.

Ele é também pós-graduado em Marketing com especialização em Varejo (FGV-SP) e Executive MBA in Franchising

O Adir Ribeiro atua há 20 anos com Franchising, Varejo e Canais de Vendas.

Adir é palestrante e Co-autor dos livros:

  • “Gestão Estratégica do Franchising – Como construir redes de franquias de sucesso”
  • “Franchising – Uma Estratégia para a Expansão de Negócios.

Além de tudo isso, ele tem também outras atividades, como:

  • Diretor do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo
  • Colaborador do ICF – Instituto CEO do Futuro
  • MBA 60 segundos
  • Mentor da Endeavor
  • Membro do Conselho de Administração de Empresas Nacionais
  • Professor de escolas de negócios como a FGV, FIA-Provar, ABF, etc.
Adir Ribeiro - Presidente da Praxis Business e J. Purcino

Adir Ribeiro – Presidente da Praxis Business e J. Purcino

J. Purcino:                  Eu comecei a entrevista perguntando: Como você acha tempo para fazer tudo isso?

Adir Ribeiro:              Eu acredito em uma definição de Confúcio que diz:- “Ache alguma coisa que você goste de fazer e você jamais vai trabalhar na sua vida”

A equação gostar de fazer, fazer e achar tempo para fazer é algo bastante complexo: “tocar uma empresa, administrar aula, escrever artigos, escrever livros, conviver com a família, com os amigos são realmente os grandes desafios da vida, mas a gente trata de encontrar a forma de achar os nossos Caminhos de Sucesso”.

J. Purcino:                  Conte-nos a história da Praxis Business. Como nasceu? Quando nasceu? O que faz a Praxis Business?

Adir Ribeiro:              Para falar da Praxis Business eu preciso resgatar a minha essência. Comecei a trabalhar com franquias em 1.992 na Amil Internacional, que começou a crescer com franquias naquela época. Aliás, eu fui trainee na Amil, que foi uma grande escola de empreendedorismo para mim.

Depois disso toquei um projeto de internet que era um sonho meu de anos, que acabou não vingando devido aos problemas com a bolha na internet que todos conhecemos.

No ano 2.000 voltei para a área de franquias, fui trabalhar em uma das maiores consultorias do mercado, da qual muito me orgulho por ter estado lá, fiquei oito anos, fui sócio, foi uma grande escola.

Em 2.009 decidi montar a minha consultoria, com o meu DNA, fio quando nasceu na época a Praxis Education. Em Setembro de 2.009 a empresa virou Praxis Business.

É uma empresa especializada em franchising e varejo.

J. Purcino:                  A Praxis Business trabalha a cadeia de valor completa, desde o desenvolvimento do produto até a chegada do mesmo no consumidor final?

Adir Ribeiro:              Estamos muito mais especializados no acesso ao mercado. Toda a parte do desenvolvimento e construção do produto não é a nossa área.  O nosso foco é fazer esse produto chegar ao ponto de venda. Como vender mais e melhor por meio dos canais de vendas definidos usando muito as técnicas de franquia.

São mais de 110 clientes atendidos em três anos de consultoria, mais de 52 projetos realizados e mais de 35.000 pessoas treinadas.

Segundo nossas estatísticas internas, são mais de 15 segmentos de mercados atendidos em projetos de consultoria.

J. Purcino:                  O que são esses projetos de consultoria?

Foto Adir 5Adir Ribeiro:               Formatar os negócios da franquia, rever a estratégia de negócios, formatar canais de vendas, sempre com o objetivo de ajudar nossos clientes a venderem mais e melhor.

J. Purcino:                  Explique-nos em detalhes o que vem a ser o termo formatação do negócio?

Adir Ribeiro:              A formatação do negócio começa com a avaliação da franquiabilidade do negócio do nosso cliente.

Por exemplo: se um cliente tem um negócio de restaurante que vai bem com uma, duas ou até três unidades e percebe uma oportunidade de crescimento no mercado. Daí ele decide crescer seu negócio com franquia. O que nós fazemos na análise e formatação do negócio? Verificamos se existe base no negócio para que o processo de franquiabilidade possa ser desenvolvido.

Como fazemos isso:

  • Avaliamos o modelo financeiro;
  • Como eu compro a matéria prima ou o produto e como revendo;
  • Quais as margens de lucratividade do negócio;
  • Qual é a estrutura atual e qual será a estrutura necessária para desenvolver a franquia;
  • Quanto é pago de ponto comercial e quanto deverá ser pago de ponto comercial para as lojas ou unidades de franquia.
  • Qual é o conhecimento instalado na empresa
  • Qual o suporte que deve existir

Ou seja, fazemos uma análise completa da empresa. Em alguns momentos é preciso ensinar o cliente a “fechar suas contas”  antes de abrir uma rede de franquias.

O grande ponto é “não podemos brincar com o dinheiro dos outros, neste caso, os franqueados”

J. Purcino:                  Você comentou que começou a empresa na área de treinamentos. Como você vê o desenvolvimento da educação continuada e a educação à distância?

Foto Adir 4Adir Ribeiro:              Eu não acredito mais em treinamento como um evento esporádico. Isso é um processo espasmódico. Serve somente para motivar pessoas por não mais que alguns minutos durante o evento.

A Praxis Business acredita fortemente nos programas de educação continuada e no conceito de universidade corporativa.

Acreditamos muito no conceito de EAD, mas muito mais no mix de EAD e Capacitação Presencial.

Trabalhamos no conceito de integração de todos os canais de vendas para atender melhor e com maior qualidade ao consumidor.

Para isso, projetamos e programamos os programas de treinamento para dosar o bombardeio de informações de nossos treinandos durante os processos da Educação Continuada.

Portanto, a estratégia da aprendizagem tem que ser muito bem definida e acompanhada.

J. Purcino:                  Qual foi a curva de crescimento do mercado de franquia entre 2.010 e 2.012 e qual é o seu comportamento em 2.013?

Adir Ribeiro:               A curva de crescimento está em torno de 15% . Comparado com a curva de crescimento do PIB a diferença é enorme. Em 2.013 a previsão é de manter-se o crescimento em torno de 15% sobre os resultados do ano anterior.

Muita gente se pergunta como o franchising pode crescer tanto assim comparado com o PIB nacional?  Para quem não sabe mercado de franquia no Brasil está em franco crescimento, é forte, hoje é o terceiro maior do mundo, muito próximo do segundo colocado.

O próprio crescimento do poder aquisitivo das classes sociais no Brasil explica esse índice. Existe ainda mais dinheiro disponível para compras.

J. Purcino:                  A acessibilidade e o crescimento da classe C também é outro fator muito importante?

Adir Ribeiro:              Esse fator é importante, mas não é só isso. Além da maior capacidade de compra por parte do consumidor hoje existem maiores oportunidades para a formalização dos negócios que antes eram feitos de forma menos estruturada. Os serviços de diaristas, manutenção elétrica, pedreiros, etc. sempre existiram. As franquias vieram para dar uma nova roupagem, uma formatação ideal para a manutenção e fortalecimento do negócio, criando um nível de profissionalização maior.

Existe também o fato de que muitas indústrias estão indo para o varejo via franquiabilidade de suas redes de distribuição.

Como você mesmo comentou a franquia não é uma garantia de sucesso, mas é sim uma forma de negócio com mais possibilidades de ser um sucesso do que outros mais tradicionais.

Foto Adir 3J. Purcino:                 Qual é o perfil do franqueado de hoje?

Adir Ribeiro:               Muita gente, como sabe que trabalho na área, vem até mim e pergunta: “Olha, você que é da área, que franquia eu devo comprar”.

Eu respondo: “Olha, seu eu soubesse eu já teria comprado uma”.

Eu brinquei com isso porque a mensagem que deve ficar é a de que a pessoa tem que ter menos ilusão com o ato de ser empresário.

Tem gente que diz: “Vou investir em franquia porque eu quero trabalhar menos”. – Aí sim eu digo: “Não vá comprar franquia”

Quando o franqueado-investidor comprar mais de 4 a 5 unidades, quando tiver já a 10ª unidade, é claro que ele terá mais qualidade de hora trabalhada do que quantidade de hora trabalhada. Mas nem por isso irá trabalhar menos.

J. Purcino:                  Fale um pouco sobre o seu último livro, que, aliás, é uma aula de como desenvolver corretamente o seu negócio na área de franquias.

CAPA.inddAdir Ribeiro:               Primeiro o tema Gestão Estratégica busca o fator essencial no desenvolvimento de um negócio que é o de colocar a estratégia definida pela empresa em prática.

Agora, falando sobre o livro, eu depois que deixei de ser, e ter, uma eu-presa parei, pensei e decidir ter uma empresa busquei nos meus sócios as competências em áreas importantes da consultoria.

No Leonardo Marchi temos a competência em treinamento, a competência de consultoria no Luis Gustavo Imperatore e a competência de visão financeira e novos negócios no Mauricio Galhardo.

Em 2.011 decidimos escrever um livro para que internamente nós criássemos um nível de conhecimento mútuo. Levamos aproximadamente uns 10 meses para escrever.

Já estamos escrevendo a segunda edição do livro.

Esse livro, com o próprio título diz, trata em detalhes sobre a Estratégia do Franchising, sua gestão e os cuidados para a construção de uma rede de franquia sólida e com possibilidades de sucesso.

Esse sucesso irá depender claro, de como a consultoria é feita e como o franqueador irá implantar todos os processos definidos. O livro é praticamente um guia para facilitar o entendimento de todo o processo da consultoria.

Conheça mais sobre essa entrevista visitando o nosso site www.caminhosdesucesso.com.br

Entrevista editada a partir da entrevista realizada no programa Caminhos de Sucesso, do dia 14/6, que foi ao ar pela TV Geração Z.

Conheça mais sobre a Praxis Business visitando o site http://www.praxisbusiness.com.br/

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