RUSSIAN STATE BALLET TOUR BRASIL 2013

O Russian State Ballet esteve em São Paulo para dar início ao Tour Brasil 2013 com mais de 40 solistas dirigido por Viatcheslav Gordeev.

Foto Ballet 1

Russian State Ballet, considerada uma das companhias de dança mais respeitadas da Rússia, apresenta o espetáculo Joias do Ballet Russo, com os grandes momentos da dança clássica mundial. Estão no programa obras como O Lago dos Cisnes, Giselle, Don Quixote, entre outros.

 A iniciativa de traze-los ao Brasil foi do produtor brasileiro Augusto Stevanovich  com o apoio e iniciativa do empresário russo Sergei Chak e de Mikhail Troianky, Embaixador e Cônsul Geral da Rússia, além do apoio de empresas Brasileiras. O foco principal é o de popularizar o Ballet Russo em todo o Brasil.

Com  32 anos de história, a companhia está sob a liderança do coreógrafo Viatcheslav Gordeev, seu criador, diretor artístico e diretor geral. Com seus quarenta solistas, a meta principal do Russian State Ballet é preservar a herança da coreografia russa e da Europa Ocidental, paralelamente à busca de novas formas de dança.

 

RUSSIAN STATE BALLET REALIZA NO BRASIL, A MAIOR  TOUR DE UMA COMPANHIA RUSSA NO PAÍS

Conciliar tradição e inovação é a proposta da companhia.

Há séculos que os braços e pernas da Europa e do mundo se movimentam na primeira, segunda, terceira, quarta, quinta e sexta posições do ballet clássico.

As dificuldades da arte superam o físico – afinal, fazer pliês e botar os pés em meia-ponta numa apertada sapatilha não são tarefas para qualquer um. Manter a tradição por tantos séculos e ainda torná-la atraente para especialistas e leigos é outro grande desafio desta arte, cujo poder de emocionar atravessa culturas e gerações, encantando jovens, adultos e idosos, instruídos ou não. Para manter o frescor, a dança tradicional incorporou pequenos toques de contemporaneidade.
Representante da união entre velho e novo, o Russian State Ballet é um dos grandes nomes do ballet mundial. A companhia surgiu do sonho de  Irina Tichomirova, primeira bailarina do Bolshoi (a mais famosa companhia russa) e diretora da Sociedade Filarmônica de Moscou, em 1979. De lá para cá, astros dos principais grupos russos, como o Kirov, o Stanislavski e o Bolshoi, uniram-se à trupe.

Foto BAllet 2

LINGUAGENS

Os 40 solistas da companhia são os responsáveis pelo encontro entre o erudito e o moderno.

“Todos sabemos que o artista que recebe treinamento somente em dança contemporânea não pode bailar os clássicos. Quem é preparado em dança clássica pode assimilar qualquer outro tipo de linguagem. É muito útil que o bailarino se expresse de uma forma a outra”, explica o coreógrafo do Bolshoi, Viatcheslav Gordeev, que dirige a companhia.
A concepção de um novo espetáculo leva de um a dois meses. Nesse período, a rotina de ensaios é árdua: pela manhã, os bailarinos ensaiam por uma hora e 15 minutos em média. Após ligeiro descanso, são cinco horas de treinos sem parar. Em dias de apresentação, ainda há um período de relaxamento antes de fazer a maquiagem e vestir o figurino.

Foto Ballet 3

Para quem deseja integrar o casting do Russian State Ballet, a paixão pela dança é o pré-requisito fundamental.

“É preciso estar bem preparado fisicamente, ter o porte necessário para um bailarino e querer trabalhar no teatro russo, ciente da orientação da companhia. Os aspirantes a bailarinos devem amar a profissão, ser disciplinados e se dedicar ao trabalho”, explica Gordeev.

Entre suas joias tem Andrey Evdokimov vindo do Bolshoi, Shiori Fukuda a número um do Japão que inicia na companhia,formam a equipe. Adicionar toques de modernidade ao clássico, sem que a essência se perca no meio do caminho, é um desafio.

“É um processo complexo. Temos que pensar, ao mesmo tempo, em questões diferentes, como financiamento, seleção dos artistas, onde estudar e ensaiar, preparação do figurino, técnicos etc.. Assim como a vida, os problemas são resolvidos um de cada vez. Os desafios são permanentes e somente encarando-os conseguimos elevar o nível do trabalho. Porém, temos em mente que é uma tarefa permanente. Devemos trabalhar sem descanso para manter o nível alcançado e superá-lo, na medida do possível”, explica Gordeev.

 

Cisne

 

CURIOSIDADES

Cidades dos Estados Unidos, França e México elegeram os bailarinos do Russian State Ballet como cidadãos honorários. Em Nova Orleans há um feriado em homenagem à companhia, o “Dia do Russian State Ballet”.

O bailarino russo Mikhail Mryshnikov  é um admirador e incentivador do

Russian State Ballet.

Já atuou com participações especiais em algumas das turnês da companhia.

 

Figuras ilustres como o ex-presidente americano Ronald Reagan e o ex-secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, Mikhail Gorbachev, já prestigiaram a companhia.

 

LINK PARA VER VIDEO

http://www.youtube.com/watch?v=oMlzu8ge_eQ

Fonte: Assessoria de Imprensa Valle da Mídia

Crédito da Foto – M. Logvinov

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: