Uma inspiração na natureza. Um empreendimento de sucesso. Vyvedas

No dia 22 de Março eu recebi em meu programa Caminhos de Sucesso duas empresárias que são um exemplo de empreendedorismo, dinamismo e capacidade de gestão e hoje são as sócias-proprietárias da Vyvedas.

 MarianaMariana Rabello Soares.

Graduou-se em Administração de Empresas pela FAAP, com MBA na FGV com foco em Tecnologia da Informação. Ela já trabalhou na área de Marketing, Treinamento, Eventos, Feiras, CRM e Marketing Direto.

Foram trabalhos realizados somente em grandes empresas multinacionais, até que em 2003 fundou a Vyvedas, empresa especializada em produtos orgânicos e naturais, cujo foco é a sustentabilidade e a viabilidade de um produto com alta qualidade, equiparada aos melhores importados e a preços competitivos e mais econômicos do que os importados.

Desde então trabalhando com dedicação exclusiva ao negócio.

 

Rebeca Ouro PretoRebeca Ouro-Preto. 

Graduou-se “magna cum laude” em Administração de Empresas com foco em Finanças pela Manhattan College, Nova Iorque (EUA), e com MBA pela Universidade da Pensilvânia, Wharton School of Business.

Ela iniciou sua carreira profissional em Nova Iorque, trabalhando para Rio Doce América, subsidiária da Companhia Vale do Rio Doce e posteriormente, ingressou no mercado financeiro.

Após quase nove anos nos EUA, retornou ao Brasil para trabalhar em uma empresa especializada em Gerenciamento de Projetos de Engenharia, Telecom e Tecnologia.

Foi responsável pela área de planejamentos e estudos financeiros da Avon Brasil até tornar-se sócia na empresa da Mariana, a Vyvedas, em 2.011.

 

Blog do Purcino:               Mariana, comenta um pouco mais sobre a sua experiência profissional e como saber trabalhar com as experiências é importante para a formação do profissional hoje em dia?

Mariana:                   A minha experiência foi bem diversificada. Eu sempre gostei muito do marketing e da criação do produto. Essas experiências nos ajudam a elucidar de forma mais rápida os cenários de cada mercado o que nos possibilita criar ferramentas que nos ajudam a abrir mais nossos horizontes.

Comentários do Purcino:           Verdade. Essa experiência ajuda a compreender o que cada área tem que fazer na cadeia de produção para que o produto que chega ao mercado seja exatamente o que o cliente está querendo comprar. Essa visão ampla do negócio é muito importante.

Mariana:                   De fato, passar por todos eles foi fundamental na minha formação profissional. Tem business que nos ensinam a criar ferramentas de relacionamento com os clientes. Outros nos ensinam mais sobre o produto, o marketing e outras ainda nos auxiliam na gestão do negócio. Eu aproveitei muito cada uma delas, pois fui sempre muito ligada ao desenvolvimento do produto correto para o mercado em que desejo atuar.

J.Purcino, Rebeca Ouro Preto e Mariana Rabello Soares

J.Purcino, Rebeca Ouro Preto e Mariana Rabello Soares

Blog do Purcino:               Rebeca, fala um pouco para a gente sobre a sua experiência com o MBA na Wharton School of Business.

Rebeca:                    Nova York é muito focada no mercado financeiro. Como eu gosto muito de números, eu me formei em finanças. Quando eu me formei em 2.000 voltei ao Brasil. Mas antes disso, trabalhei na Vale do Rio Doce nos Estados Unidos. A experiência adquirida nesse trabalho é que foi a ponte para a minha entrada no mercado financeiro.

Rebeca e Mariana 1

 

Blog do Purcino:               Mariana, você comentou que trabalhou na Sony Music, qual foi a sua experiência na empresa? 

Mariana:                   Cuidava de uma área de projetos especiais, ligado diretamente ao mercado corporativo. Existiam produtos e serviços direcionados a mercado de nicho. Essa experiência também foi sensacional. Comecei a compreender as diferenças de cada tipo de mercado e como atender às necessidades dos clientes sem deixar cair a qualidade do serviço.

 

Blog do Purcino:               Você passou um período na Tailândia. Foi ai que você decidiu, ao retornar ao Brasil, a abrir a Vyvedas?

Mariana:                   A inspiração do bem estar, da tranquilidade, da cultura à harmonia do corpo que existe na Tailândia deixou-me a vontade para criar algo aqui no Brasil que nos remetesse a esse momento de relaxamento.

Comentário do Purcino:  Eu entendo muito bem sobre o que você está falando. Como eu vivi na Malásia, país vizinho à Tailândia, percebi ao retornar ao Brasil que não temos aqui um local onde eu pudesse encontrar esses momentos de relaxamento, com produtos e aromas que nos remetam à tranquilidade e a eliminação do stress adquirido durante a semana.

Rebeca e Mariana 11Mariana:                   Então, ao retornar eu pensei: “O Brasil é tão rico em matérias primas, tem tanta coisa aqui que tem por lá também por que não começar a explorar esse mercado?”

Rebeca:                    O aroma traz lembranças à nossa memória que nos fazem viajar no tempo e no espaço, sem sair do lugar onde estamos.

É o mesmo que ouvir uma música que tenha marcado momentos importantes em nossas vidas.

Comentário do Purcino:  Vocês viram que no momento em que vocês me mostraram um de seus produtos eu comentei que ao sentir o aroma minha mente fez uma viagem de 36 horas até a Malásia. Isso foi fantástico. Segundos de pura nostalgia e ao mesmo tempo de muita felicidade. Parabéns pelo resultado que a Vyvedas entrega ao consumidor junto ao produto.

Mariana:                   A essência, o aroma, a apresentação do produto tem essa função. Mexer com o emocional. Com o sentimento. Fazer a gente voltar no tempo e recordar momentos inesquecíveis.

 

Imagem16Blog do Purcino:               Foi ai Mariana, que você decidiu sair do mundo corporativo e abrir a Vyvedas?

Mariana:                   Foi meio aventureiro mesmo. Uma mudança radical pois esse mercado não era, de fato, a minha praia.

Rebeca:                    Muita gente me perguntava se minha sócia é química. Eu respondo que ela era uma consumidora frustrada. (risos).

 

Blog do Purcino:               Você Rebeca trabalhou na Avon também, certo?

Rebeca:                    Eu acho que um pouco diferente da Mariana eu sempre trabalhei em muitas indústrias diferentes, mas sempre em funções ligadas ao mercado financeiro. Dentro de todas as empresas onde trabalhei ocupando sempre cargos de decisão, uma das empresas em que eu me identifiquei muito foi a Avon.

Depois de sair da Avon, fiz um período sabático que era para ser de um ano e foi de cinco meses. Daí, a veia empreendedora da Mariana cruzou com a minha, e nasceu nossa sociedade na Vyvedas. O importante aqui, que deu liga, foi a complementaridade de competências de cada uma de nós duas.

Comentários do Purcino:           Fica aqui uma mensagem. Quando as competências se completam é importante que cada pessoa saiba do seu espaço, de as opiniões nas decisões, mas sempre deixando que a pessoa com mais experiência na área realize a ação. E muitas vezes não é necessário pagar para que algo seja desenvolvido fora. Pode ser feito in house. E tenham certeza. A economia é bem grande.

Imagem1

Blog do Purcino:               A missão da empresa de vocês fala de incentivar a volta do prazer no contato com a natureza e seus benefícios.

Mariana:                   Quando o consumidor usa um produto da Vyvedas nós queremos que o consumidor sinta os aromas que vem do contato com a natureza. A maioria dos nossos produtos não possui fragrância sintética. O aroma do nosso produto vem da planta, do óleo essencial da planta.

Quando você abre um frasco de lavanda você está sentindo o prazer do contato com a natureza de novo. A aromaterapia é isso. Proporcionar essa volta à natureza.

Os produtos da Vyvedas, como vocês podem ver no gráfico, estão muito mais para NATURAL do que para SINTÉTICO. E é assim que nós queremos posicionar a nossa marca.

Foto 1 Vyvedas Gráfico

Blog do Purcino:               Falem um pouco sobre os cuidados com a qualidade do produto final e a linha certificada pela ECOCERT. 

Mariana:                   A certificação da Ecocert é feita após a conclusão de um processo bem longo. Todos os ingredientes do produto tem que ser extraídos por fazendas certificadas, sem uso de agrotóxicos.

A produção tem que ser feita de forma sustentável. Toda a produção tem que ser registrada. A mão de obra tem que ser contratada de forma correta e a produção não pode poluir o meio ambiente.  A Vyvedas só pode comprar matéria prima de fornecedor auditado e autorizado pela Ecocert.

Rebeca:                    A cadeia toda tem que ser aprovada pela Ecocert. Infelizmente no Brasil não temos um leque muito grande de opções, motivo porque o produto tem um posicionamento de preço final um pouco mais alto.

 

Blog do Purcino:               Vamos falar um pouco sobre os produtos da Vyvedas. Segmentos, linhas, diferenciais.

Mariana:                   A Vyvedas não usa óleo mineral ou qualquer matéria prima derivada de petróleo. Preferimos usar óleos da castanha do Brasil, do maracujá, da semente de uva, que tem um poder de absorção maior, são antioxidantes, hidratantes.

Dão mais frescor e uma sensação de relaxamento após uma massagem aromaterápica. Os produtos podem ser usados diariamente, sem acarretar problemas à pele. São produtos naturais, hidratantes, que transmitem um frescor diário após o uso.

Muita gente pergunta se o óleo hidrata também. O óleo é até mais concentrado do que o creme e por isso vai sempre hidratar bastante a pele.

Imagem8

 

Blog do Purcino:               Vocês tem também uma linha infantil. 

Imagem13Mariana:                   O objetivo e o foco da linha baby é o de oferecer um produto que não irrite a pele da criança.

Desenvolvemos o produto eliminando da sua formulação quaisquer tipos de corante, qualquer ingrediente que pudesse causar alergia, foram feitos vários tipos de testes que comprovam que o produto é realmente antialérgico. Contém uma gama muito grande de ingredientes naturais.

Rebeca:                    Essa linha foi finalista de um prêmio muito importante no Brasil, o Atualidades Cosméticas, na categoria infantil.

Muita gente nos pergunta qual a diferença entre o óleo vegetal e o óleo essencial. O óleo vegetal é o que traz a hidratação e o óleo essencial é o que traz o aroma.

 

Comentários do Purcino:           Estive visitando a loja da Vyvedas e percebi um cuidado especial com a ambientação. Isso tem um significado especial, pois não estamos entrando em um ambiente todo branco, monocromático. Estamos entrando em um ambiente que nos remete à natureza.

Imagem2

 

Conheça a linha completa dos produtos da Vyvedas acessando o site www.vyvedas.com.br

Uma resposta to “Uma inspiração na natureza. Um empreendimento de sucesso. Vyvedas”


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: