A tecnologia a serviço do varejo.

Em 2011, segundo dados de várias empresas de consultoria, entre elas a IDC Brasil, a área de software e serviços cresceu 12% mostrando uma ascensão acentuada no mercado mas também sinalizando que a bola da vez agora é uma atenção maior às demandas de varejo, que são várias.


É importante que o varejista perceba que a tecnologia atua como um diferencial competitivo e que atua significativamente não só no atendimento mas também na gestão do negócio e, por consequência, no seu crescimento.  Quase 40% dos estabelecimentos comerciais são considerados hoje em dia 100% automatizados (Opinião Consultoria), um crescimento de 8% em relação ao ano de 2010.

Outro fator que tem sido fundamental nesse crescimento é a disponibilidade dos serviços de internet aos seus clientes (70% dos entrevistados possuem esse serviço), e o que é melhor ainda, com serviços de banda larga, o que facilita a possibilidade do consumidor não perder o contato com seu escritório, seus clientes, seus negócios, enquanto faz suas compras ou passeios em shoppings, inclusive. Esses serviços aumentam a acessibilidade à informação, tomada de decisão online, pesquisa de preços e serviços nas lojas de varejo e a consulta imediata ao seu escritório, independente do departamento, para a tomada de decisão mais apropriada.

Com a utilização de soluções móveis, os tablets, agregar valor ao seus serviços ficou mais fácil ainda para o varejista, aumentando as possibilidades do autosserviço, simplificando as operações, além de propiciar aos clientes mais rapidez no atendimento, praticidade e agilidade.

Muitos varejistas já transformaram os seus pontos de vendas em showroom, pontos de serviço, área de encontro, points, etc. Muitos profissionais, como eu, utilizam esses locais para realizar suas reuniões, seus encontros de negócios, eliminando os problemas de deslocação em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, etc. É ai onde entra a praticidade que eu falava anteriormente.

Existem empresas no mercado que oferecem soluções tecnológicas de ponta que gerenciam desde o pedido do cliente no ponto de venda, o controle do estoque, a gestão do próprio estoque, a logística entre filiais, a disponibilidade de produto físico na loja e a disponibilidade em estoques centrais, gestão da entrega, atendimento via e-commerce e nas compras presenciais, sem deixar faltar o produto procurado pelo seu cliente. Isso chama-se consolidação de inventário e logística.

O Brasil tem um dos mercados varejistas mais forte do mundo.

A industria nacional de tecnologia tem capacidade suficiente para atender às demandas por inovação dos empresários varejistas.

Comparando o Brasil com outros mercados, verificamos que o gap tecnológico é pequeno. O desafio hoje em dia não é o desenvolvimento de soluções tecnológicas mas sim influenciar a cultura dos brasileiros que ainda não se acostumaram com o uso da tecnologia nas suas compras.

Temos potencial tanto no varejo (inovador, em franco crescimento), em TI (com soluções que não ficam devendo nada ao que encontramos no exterior) e com os consumidores (que se adaptam rapidamente às inovações da forma de negociar na loja e no autoatendimento).

A feira NRF 2013 que acontece em Janeiro de 2013 em New York é uma ótima oportunidade para que os varejistas brasileiros compareçam, conheçam novas tendências, realizem parcerias internacionais e nacionais. O momento é de investimento no seu negócio. A participação na NRF 2013 é um evento que deve ser visitado pelos empresários de visão.

Consulte nosso parceiro SALE FULL VAREJO seguindo o link  http://www.salefullvarejo.com.br/nrf2013/ para conhecer mais detalhes do grupo que irá para a NRF 2013.

Purcino

Programa Caminhos de Sucesso

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: