PRÉ-TEMPORADA do futebol nacional! Internacionalizar ou manter as marcas no país?

Primeiro dia do ano de 2013 e recebo meu jornal O Estado de São Paulo em casa. Um artigo do Paulo Calçade chama minha atenção.

Ele fale sobre a internacionalização das marcas com propriedade e com uma visão clara do que acontece no exterior com as marcas dos clubes brasileiros, ou seja, NADA!

Nossos jogadores famosos são conhecidos pelo que fazem nos clubes europeus. FATO!

Somente alguns são conhecidos pela sua trajetória em algum clube nacional. Deles, prefiro lembrar somente de 3.. Pelé, Zico, Neymar. Bem longe, em uma escala de 0 a 10, nota 6, o Paulinho hoje. E por que será que isso acontece?

O Paulo fala que o futebol brasileiro não dá destaque aos clubes, somente à CBF, que fatura muito mais que os clubes, ao contrário do que acontece na Europa.

Fazendo uma análise de competência e de estratégia, vejamos algumas diferenças:

Barcelona faz pré-temporada no meio do ano na Ásia e no final do ano no Qatar.

Rea Madri, mesmo caminho. PSG, idem, e vai por ai…

Os nossos times vão para Águas de Lindoia, Itú, Sorocaba, ou para seus próprios CTs (os que os tem) equipados com hotéis 5 estrelas, etc, etc.  Desculpa… economia na pré-temporada…. visão caseira… tudo errado.

Analisando um pouco mais, veremos que nosso calendário anual, administrado por “cartolas” de carreira, não dá tempo para uma pré-temporada real… os atletas, por lei e por direito, ficam 30 dias de férias. Voltam, ficam 1 semana em recondicionamento físico e já precisam entrar em campo para disputar campeonatos regionais.

Ora, para os clubes regionais isso é suficiente. Para os que movem milhões em sua receita, isso é pouco. Mas põe pouco nisso!

Corinthians, São Paulo, Atlético Mineiro, Grêmio (RS) e Internacional (RS) além do Fluminense são os únicos com possibilidade de manter dois elencos completos.  Antecipa as férias dos integrantes dos times B (antigamente chamávamos de aspirantes), para que possam entrar em forma rapidamente e disputar os regionais, e saiam para exportar suas marcas internacionalmente com suas equipes titulares.

Um exemplo?  São Paulo é Tri-Campeão mundial. Quantas vezes saiu desde o último título para trabalhar a marca e fazer receita com no exterior? Nenhuma.

IMG_2640O Corinthians, com uma história recente digna de ser contada em vários idiomas, com livros, DVDs, fotos, sites, exportação de jogadores famosos. Mas o mais importante, deveria estar programando sua pré-temporada no inicio do ano para a Ásia, para solidificar o que sua imensa torcida fez, mostrando a força de uma legião apaixonada de loucos… Já imaginou… Timão Crazy´s Around the Word… com as grandes marcas por traz fazendo o marketing, a venda dos materiais esportivos, além de fazer parcerias com franquias internacionais de escolas de futebol.

Utilizar Emerson, Danilo, Edu, entre outros, como seus embaixadores, participando de eventos internacionais, além de cobrar para isso, vai arrebanhar uma multidão que será multiplicada de forma rápida e efetiva, trazendo força ao clube que hoje já é o mais rico do Brasil.

Enquanto cartolas fúteis brigam por disputar 2% a mais ou a menos de torcida nacional, estão esquecendo (visão caseira, infelizmente), o real potencial de crescimento no exterior.

Agora é a hora… Que tal um planejamento estratégico?

Que tal aproveitar tudo o que aconteceu, que deixou até os velhinhos da FIFA, os da UEFA e os jogadores hiper-valorizados do Chelsea (até o Mourinho falou isso) de boca aberta, olhos arregalados, por nunca terem visto antes uma invasão como a de Dezembro…

0,,43089396-EX,00Que esse esforço desse bando de loucos e essa reconstrução do Corinthians não tenha sido em vão.

AVANTE Corinthians… vamos trabalhar juntos…

Somos do Grupo Cadeia de Valor… vamos ouvir um pouco o que nós, com experiência de 19 anos vivendo no exterior, podemos aportar ao clube…

J.A.Purcino

Diretor Programa Caminhos de Sucesso

Diretor Executivo Grupo Cadeia de Valor – Divisão Training

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: