Corinthians enfrenta rótulo de time dos pobres – mas não é!!!

Por dialogospoliticos novembro 2, 2012  (Época Negócios Online)

Reprodução da matéria da Época Negócios Online. Foto de Thiago Purcino

O futebol está cheio de preconceitos.

Todo torcedor tem seus rótulos, e um deles diz que o corintiano é, por regra, pobre e pouco instruído.

Uma bobagem. Afinal, se a torcida do Corinthians é a mais numerosa de São Paulo, é também, por lógica, a que mais tem fãs situados nas classes A e B.

E o mais inacreditável  é que tem gente que deixa de fazer negócio por preconceito.

A SPR, empresa responsável por administrar as franquias Poderoso Timão, tem mais de 100 unidades abertas e um faturamento de R$ 178 milhões em 2011 só com o Corinthians, mas ainda enfrenta a resistência de shoppings voltados para as classes abastadas. O Higienópolis, o Anália Franco, entre outros, alegam que as lojas corintianas “têm um conceito muito popular”.

É por esta razão que a SPR e o Corinthians inauguram neste mês de novembro um novo modelo de Poderoso Timão, mais luxuoso, nos shoppings Ibirapuera e Paulista. Na prática, é uma maneira que a dupla encontrou para dizer ao mercado que as lojas alvinegras podem, sim, atender aos mais ricos.

A gestora pretendia usar recursos próprios para financiar a abertura das duas primeiras lojas para incentivar outros empresários a apostar no novo modelo. Não precisou. Dois empreendedores apareceram interessados em assumir, sob o modelo de franquia, as novas unidades. Para iniciar o negócio, eles terão de investir quase R$ 1 milhão, quando as lojas tradicionais custam R$ 200 mil.

O preço para abrir uma Poderoso Timão “premium”, por assim dizer, é maior porque a SPR teve de refinar seus produtos. A empresa está em fase final de negociação com um estilista, uma fabricante de relógios internacional, uma de joias e um pintor. Outro modo de tentar agradar aos torcedores com mais dinheiro foi fechar uma parceria com o time de polo a cavalo do Corinthians, que também é administrado por um terceiro, para ter seus produtos nas lojas. Tudo para ganhar um tom mais elitista.

Link para a loja virtual do Poderoso Timão:  http://www.shoptimao.com.br/index.ep

Se o Corinthians atingir a sua meta, ter dez lojas premium em atividade até o fim de 2013, irá colocar mais uma pá de terra sobre o preconceito que atinge seus torcedores. Um exemplo a ser seguido, sobretudo, pelo Flamengo, cuja torcida também carrega, por ser numerosa, a pecha de pobre. E, certamente, uma lição ao mercado: rótulos podem ser engraçados para torcedores, na hora da piada, mas quem quer ganhar dinheiro deve levar futebol a sério
Nota do Blogo do Purcino:

Incrível essa notícia… mas verdadeira. Como verdadeiro é o poder de uma marca nacional e agora internacional. Para quem ainda não percebeu, o estilo de gestão no clube mudou. A estrutura é a de uma multinacional. Os líderes de cada área são capazes (tenho minhas restrições ao Diretor de Marketing que acredito poderia ser melhor e mais agressivo), mas como instituição, o clube está a um passo de tornar-se um clube empresa, como os maiores da Europa. E outros clubes brasileiros seguem no mesmo caminho: Internacional, Grêmio Porto Alegre, Atlético Mineiro, entre outros.
Purcino
A ideia desta matéria nasceu da leitura de um post de meu amigo Dimas Oliveira Jr em sua página do Facebook em 04/11/2012

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