Gerente comercial e vendedor – Profissão altamente qualificada.

Outro dia, há duas semanas, eu estava lendo o  Estado de São Paulo e uma reportagem chamou minha atenção, e veio de encontro ao que falo e afirmo em minhas palestras e consultorias.

A economia fraca motiva, e muito, a disputa por vendedores com experiência.

Um salário de um executivo da área comercial pode chegar até R$ 24.000,00 (piso salarial de um Diretor Comercial) e podendo chegar até os R$ 35.000,00 (teto salarial), claro que ai estão incluídos os salários base, as comissões e gratificações, além de um adicional por metas alcançadas, em alguns casos chegando a 14 e 15 salários no ano.

As empresas valorizam mais os funcionários que influenciam diretamente o resultado final do negócio.  Um estudo da consultoria Michael Page mostrou que o salário desses trabalhadores subiu mais do que os rendimentos de cargos técnicos entre 2011 para 2012.

Os valores acima são os recordes para o cargo de Gerente e Diretores de vendas, novos negócios e de marketing.

Eu digo que independente da área de atuação da empresa, o trabalho comercial no Brasil ficou mais complexo. E isso exige mais conhecimento de ferramentas de vendas e de CRM por parte do profissional de vendas. Isso porque o trabalho tem ficado mais técnico e menos de relação pessoal.

A escolha do executivo de vendas é hoje a mais difícil. Mais até do que a escolha de um executivo técnico.

Um bom executivo de vendas, para assumir um cargo de gerencia ou de direção comercial, tem que demonstrar capacidade de participação em desenvolvimento de estratégia de captação de clientes, capacidade de modificar técnicas de venda e experiência ao lidar com as exigências cada vez mais complexas de clientes.

Leiam a folha de Negócios do jornal O Estado de São Paulo do dia 27 de Setembro, na pa´gina B19, escrita por Fernando Scheller.

Eu compactuo com o que ele escreve e sua reportagem vem a confirmar o que digo em minhas palestras.

Hoje, não basta ser amigo de alguém para conseguir vender… você tem que ter visão estratégica, saber administrar ou gerenciar o seu CRM, e deve ser e ter uma equipe ATIVA, AGRESSIVA, que fique 90% do seu tempo no campo.

Vendedor e executivo que não visita cliente não vende… nem mesmo a sua própria imagem.

Os parcos resultados se encarregarão de tira-lo do cargo.

Afinal, você amigo gerente ou diretor comercial, é ou não é um CAMPEÃO ?

José Antonio Purcino

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