Elo Solidário – Entrevista Oswaldo Lot e Cris Carniato

Durante a minha viagem para Bauru, eu tive a oportunidade de entrevistar para o meu programa Caminhos de Sucesso, que vai ao ar todo sábado pela Clictv, via internet ( http://clictv.com.br ), os atores Oswaldo Lot e Cris Carniato, respectivamente presidente e vice-presidente da Associação Elo Solidário, e conhecer um pouco mais sobre essa obra social.

Vou transcrever aqui os principais trechos da entrevista, para que vocês também possam conhecer um pouco mais de uma obra social que já nasceu gigante e que precisa da participação de todos.

Não farei uma transcrição exata das respostas, mas um resumo de cada uma delas.

O que é o programa Elo Solidário?

Oswaldo Lot – “O Elo Solidário nasceu com o principal objetivo de multiplicar oportunidades para as pessoas. Todo mundo já precisou de uma oportunidade um dia, seja para estudar, para encontrar um melhor trabalho, um salário melhor, enfim, precisou de algo para crescer”.

– “O principal foco do Elo Solidário é o de multiplicar oportunidades, unindo artistas, empresários, gestores, somando o máximo de pessoas possíveis para aumentar a capacidade de acessibilidade de todos mais carentes ao estudo, ao esporte, ao trabalho, aos cursos técnicos”.

– “O importante é que cada um que tenha condições doar pelo menos 10% de seu tempo para a obra do Elo Solidário”.

 

 

 

Como o programa une a boa vontade, a solidariedade com a tecnologia?

Oswaldo Lot – “No século XXI tudo gira em torno da sustentabilidade. Como fazemos isso? O Elo Solidário não tem nenhum apoio e também não precisa do apoio de políticos ou de verba pública. Nós não mantemos o Elo Solidário pedindo doações. Somos uma associação que oferece às empresas participantes uma troca de visibilidade divulgando-os no site da associação, dando um certificado de responsabilidade social, dando também beneficios para as empresas repassarem para os seus funcionários”.

– “Temos vários artistas engajados nesse compromisso social e também autonomia e transparência para fazer tudo isso”.

Em que áreas vocês atuam com o Elo Solidário?

Cris Carniato – “Atuamos nas áreas da cultura dando acesso à informação em primeiro lugar, ao estudo técnico (cursos de informática, por exemplo) pois hoje em dia tudo é feito por e-mail, a informação é essencial”.

– “Oferecemos oportunidades de aprendizagem nas áreas de informação, computação, idiomas, principalmente o inglês e o espanhol, ainda mais agora que o Brasil está crescendo e vários eventos estão chegando, como a Copa, as Olimpíadas pois a gente precisa de mão de obra capacitada”.

– “No esporte também buscamos parceiros para oferecer apoio, pois o Brasil tem despontado bem nas competições mas ainda não temos muito apoio”.

– “O Elo Solidário tenta achar as ferramentas certas para cada área, vamos unindo as pontas do quebra – cabeças e colocando nossa obra em prática”.

– “O nosso símbolo é a peça do quebra – cabeças exatamente porque a gente une quem tem o que oferecer com quem tem a necessidade do que está sendo oferecido”.

– “Durante o programa de doação de sangue a Marisa, mãe do Oswaldo fez um comentário importante: (Marisa) – “Depois que você doa o sangue o corpo regenera isso e o sangue volta melhor ainda, mais potente”“.

– “E isso é verdade… Tudo o que você doa você recebe muito mais em troca do que a pessoa que está recebendo. (satisfação de ter doado algo, por exemplo).”

 

Que espaço físico é necessário para incluir as ações da Elo Solidário em uma empresa?

Oswaldo Lot  – “O espaço físico vai depender da pessoa ou da própria empresa. Vai depender da disponibilidade que eles tem. Na empresa, qualquer salinha, qualquer cantinho, seja dentro da empresa ou do seu comércio, até mesmo dentro da sua casa o Elo Solidário vai até lá e oferece uma assessoria montando um projeto em cima do espaço disponível”.

– “Faz também todo um orçamento do valor financeiro, com um cronograma de investimento para fazer com que isso torne-se realidade.”

– “Seja em uma salinha ou em um espaço grande, a gente consegue fazer muito por quem tem necessidade”.

 

Como são os cursos? O Elo Solidário ministra os cursos ou tem parceiros que ministram os cursos para vocês?

Oswaldo Lot  – “O Elo Solidário oferece um curso básico, seja de idiomas, técnico, profissionalizante, cidadania. Oferecemos orientações jurídicas, psicológicas. Os cursos básicos tem a duração de 45 dias dentro de um espaço físico do próprio Elo Solidário”.

– “As parceiras do Elo Solidário oferecem bolsas de estudo de seus cursos e nós, através da triagem dos cursos de 45 dias, encontramos quem deverá receber as bolsas de estudo oferecidas”.

Cris Carniato “A triagem considera quem mostrou mais boa vontade, esforço, presença, assiduidade. Nós damos continuidade aos estudos dessas pessoas até o primeiro emprego. Muitas empresas parceiras precisam também dessa mão de obra”.

Quem são os parceiros do Elo Solidário hoje?

Oswaldo Lot  – “Um dos parceiros é a Multi Cobra. Todas as pessoas que o Elo Solidário capta, capacita, quando estiverem prontos são oferecidos à Multi Cobra para que os selecione e lhes dê a oportunidade de trabalho.”

– “O outro parceiro é o IBRATI (Instituto Brasileiro de Tecnologia da Informação) que tem um projeto adaptado para as crianças com necessidades especiais oferecendo cursos técnicos”.

– “O outro parceiro é o Projeto Futuro. Esse é um projeto revolucionário que une natação e polo-aquático. Os atletas que se destacam lá são enviados para o Elo Futuro onde recebem o complemento com a educação, a cultura, a profissionalização, e vice-versa.”

 

Mensagens:

Cris Carniato – “Empresários, observem melhor o terceiro setor, não só a qualidade de seu produto. Qual é a sua ação social? O que você está fazendo pela inclusão, pela acessibilidade? Tenham uma participação social mais efetiva”.

Oswaldo Lot  – “A minha mensagem é a seguinte. Eu sou uma pecinha pequena. Preciso que todos unam-se a esse compromisso. Doem-se. Precisamos de um cenário melhor. Tem muita gente disposta para colaborar. O Elo Solidário veio para isso. Buscando um amanhã melhor. Isso depende de você, da gente, de nós todos”.

Endereço do site do Elo Solidário.

Vocês poderão encontrar mais informações sobre o Elo Solidário visitando o site www.elosolidario.org.br ou enviando um e-mail para o meu blog jantoniopurcino@gmail.com

 

Colabore você também com as ações do Elo Solidário. Seja mais uma peça deste quebra – cabeças chamado solidariedade.

José Antonio Purcino – Programa Caminhos de Sucesso

Especial para o Blog do Purcino

3 Respostas to “Elo Solidário – Entrevista Oswaldo Lot e Cris Carniato”

  1. Célia Lima de Moura - Orientadora Social Says:

    Purcino, parabéns! muito importante enfatizar projetos efetivos em Responsabilidade Social.

  2. Célia Lima de Moura - Orientadora Social Says:

    Sou Bauruense tb! Parabéns e infinitas bençãos, Lot,Cris e a todos .
    Em breve irei até vcs.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: