Elo Solidário, um programa que nasceu gigante – Parte 1

Eu estive na cidade de Bauru entre os dias 24 e 26 de Agosto, acompanhando as atividades sociais do Programa Elo Solidário, presidido pelo ator Oswaldo Lot e pela atriz Cris Carniato.

Durante o final de semana pudemos acompanhar ações com escolas locais, dança, passeio ciclístico, passeio na Maria Fumaça, visita ao Museu Ferroviário de Baurú, apresentações de várias bandas de rock no evento Rock´ Solidário 2012.

Entrevistei também o Oswaldo e a Cris para conhecer com mais detalhes esse projeto social de âmbito nacional.

Outro evento em que estive como convidado da minha amiga colunista social de Bauru, a Vilma Borges, foi o jantar de premiação aos destaques da Associação do Comercio e Indústria de Bauru (ACIB) que contou com mais de 600 pessoas presentes ao evento.

A seguir, um resumo do que aconteceu nesses dias. A entrevista completa você poderá assistir pelo Portal UOL Mais, acessando os links:

Parte 1: Ações do Elo Solidário

http://mais.uol.com.br/view/wxs5e3bsd547/gestao-elo-solidario–projetos-sociais-04020E18386ADC913326?types=A&

Parte 2: Entrevista com Oswaldo e Cris e resumo do jantar da ACIB

http://mais.uol.com.br/view/wxs5e3bsd547/gestao-elo-solidario–entrevista-especial-04020C98386ADC913326?types=A&

 

Passeio na Maria Fumaça, em Bauru

Gilson Miguel Audi, agente cultural do museu, que comentou as atividades da Maria Fumaça e a integração com o museu local. A seguir um resumo de seu depoimento:

– “O museu ferroviário completa 23 anos de vida e tem como proposta trazer de volta o glamour dos passeios com a Maria Fumaça além de mostrar a todos da região o patrimônio cultural desta ferrovia e da cidade de Baurú”

– “Existe também a possibilidade do trem percorrer um complexo cultural unindo o Museu da Maria Fumaça, o Museu da Imagem e do Som e o Museu Histórico Municipal e também chegando até a estação de trem Tibiriçá.”

– “ Eu agradeço a participação da Elo Solidário pois toda parceria é válida e com certeza teremos muitas novidades, novas parcerias, coisas boas por vir ai…”

Ações de solidariedade nas escolas de Bauru

Resumo do depoimento da Professora Adoniran, Diretora do Colégio Alfa Beta de Bauru:

– “O projeto solidariedade explica a todos os alunos a importância e a necessidade de se fazer solidariedade e de ajudar ao próximo. Todos aqueles que sentem a necessidade de fazer algo de bom pelo próximo sempre poderá contar com o apoio do colégio”.

– “Nós da Alfa Beta estamos sempre prontos e abertos para ajudar a todas as associações que se preocupam com o próximo, por isso nossas portas estão abertas para o Elo Solidário, para tudo que precisarem e peço que essas ações sejam mais divulgadas, mais comentadas, para que toda a sociedade possa tomar consciência das ações e também ajudar no que for possível”.

 

Campanha de doação de sangue promovida pelo Elo Solidário em Bauru, em conjunto com o Hemonúcleo do Hospital de Base.

Resumo do depoimento do Oswaldo Lot, presidente da Associação Elo Solidário.

– “Através desse meu ato, da minha doação de sangue, da doação da Cris, nós estamos dando um exemplo para solicitar a todos, não importa a data, nem o local, que participe doando sangue em seu bairro, na sua cidade, no seu estado. Hoje, em Bauru, temos 170 coletas de sangue confirmadas. Isso marca o sucesso de nossa campanha”.

– “Hoje em dia é muito importante resgatar esse sentimento de soildariedade do ser humano para com o seu próximo para que a gente consiga multiplicar oportunidades de acessibilidade e vida”.

 

Resumo do depoimento da Cris Carniato, vice-presidente da Associação Elo Solidário.

– “Eu tenho um pouco de pânico de agulha, só que fazer essa doação foi muito tranquila, não doeu nada e estou muito feliz pois a contrapartida é muito grande, a felicidade de estar salvando muitas vidas é muito grande quando a gente doa sangue. Essa é a doação mais bonita que a gente pode fazer”.

 – “É uma parte de você que está sendo doado, para uma pessoa que você não sabe quem é, mas que vai ser salvo por causa dessa sua atitude”.

– “A gente pode doar sangue a cada quatro meses. Isso é importante. A gente tem que doar, pois nunca sabemos, a gente pode precisar um dia”.

Ações de solidariedade do Rock Solidário 2.012

Resumo do depoimento do Jr, um dos organizadores do evento Rock Solidário, que atende a várias entidades sociais de Bauru. Este ano, com o apoio do Elo Solidário, o evento confirmou o seu sucesso e levou aproximadamente 600 pessoas para curtirem várias bandas de rock´n roll e também para auxiliarem duas entidades sociais.

– “São quatro organizadores: Júnior (Rato), Roco, Rafa Ribeiro e Rubinho Jacob. O primeiro evento foi em 2008 com um churrasco, com renda a ser distribuída para entidades sociais”.

– “O primeiro evento contou com a presença de 200 pessoas e para este ano estamos esperando a entrada de 600 pessoas, para aproveitarem uma boa música, comida e open-bar. Tudo que for arrecadado na portaria será entregue, meio a meio, para a APAPAB, que cuida de crianças autistas. A outra é a São Cristóvão que cuida de crianças do bairro Jardim América”.

– “Nós entregamos o festival pronto, elas participam do controle da portaria, dividem todo o valor arrecadado entre eles”.

– “Com a vinda do pessoal da Elo Solidário, tanto para esse ano como para o ano seguinte, nós só temos a agradecer. O Elo Solidário só vem a somar, e no ano que vem queremos trazer músicos e artistas para ajudar no evento”.

No post de amanhã, um resumo da entrevista do Oswaldo Lot e da Cris Carniato explicando em detalhes como funciona o Elo Solidário e como vocês poderão ajudar, colaborar e somar às nossas obras sociais.

Abraços a todos

José Antonio Purcino – Programa Caminhos de Sucesso

Especial para o Blog do Purcino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: