Purcino entrevista Cristina Franco – Vice Presidente da ABF – Programa Caminhos de Sucesso

Vamos apresentar hoje uma resenha da entrevista de Cristina Franco, vice-presidente da ABF – Associação Brasileira de Franchising, que foi ao ar no dia 12/05, transmitida ao vivo pela ClicTv – Conteúdo UOL.

O vídeo desta entrevista pode ser encontrado seguindo o link   http://mais.uol.com.br/view/12766751 

Quem é Cristina Franco

Fundadora da BIT Company, é formada em Serviço Social pela PUC – SP. Possui curso de extensão universitária em Gestão de RH pela FGV e MBA em Varejo e Franchising pela FIA.

Em 2010, com a aquisição da BIT Company pela Multi Holding, assumiu a Diretoria de Relações Governamentais da Holding.

É vice-presidente da ABF, Associação Brasileira de Franchising, desde janeiro de 2011, após ocupar o cargo de presidente da Comissão de Ética por seis anos.

A infância

Cristina nos conta detalhes de sua infância, quando fundou clube de meninas nos fundos de casa que cujas sócias tinham que pagar para participar. Ela teve uma infância muito linda, colorida, cheia de energia. Seu pai foi jogador de futebol, centroavante que jogou em vários clubes do interior.

Com 5 anos de idade começou a nadar no Palestra Esporte Clube de São José do Rio Preto, quando aprendeu a responsabilidade do planejamento, foco, treinamento, pois na natação não se pode vencer sem um controle total de suas ações e de seus pensamentos durante a prova. Foi ai que aprendeu a ter o autocontrole em qualquer tipo de situação. Conseguiu muitas vitórias, foi medalhista, e com as adversidades exercitou o seu psicológico. Entende que a natação fez com que ela aprendesse a lidar com as vitórias e as derrotas, assim como com as competições de alto nível.

Faculdade

Fez Serviço Social na PUC, vivenciou os momentos de movimentos estudantis e conseguiu com isso aprender muito sobre os valores sociais, foi presidente de centro acadêmico, onde inclusive aprimorou seu gosto pela leitura e aprimorou a oratória.

Trabalho no mundo corporativo

Começou na Lorenzetti e depois foi trabalhar em uma multinacional inglesa onde aprendeu muito na carreira de RH, reportando diretamente ao presidente da empresa. Participou do processo de reengenharia da empresa, trabalhando muito próxima ao comitê diretivo da empresa.

Fundou com a empresa multinacional uma escola de profissionalização na Móoca, antes de iniciar o empreendimento da Bit Company.

Bit Company

A Bit Company começa como uma escola de informática sem a formatação de franquia, como uma escola única e, em 1994 resolveu-se criar o modelo de franquia. Isso porque qualquer tipo de investimento tornava-se inviável devido aos altos valores dos equipamentos. Coincidentemente em 1994 cria-se uma lei sobre franquias e surge a feira de franchising, quando os sócios decidem consolidar o modelo de franquia para a sua empresa.

Participação na gestão da ABF na área de Ética

Começou participando de todas as reuniões, seminários, convenções da ABF, não só como ouvinte mas também, junto com seus sócios, aportando com ideias e ações efetivas, quando foi convidada pelos Srs. Ricardo Camargo (Diretor Executivo)  e Pedro Melo (Presidente da Comissão de Ética na época), para participar da Comissão de Ética da Associação.

Essa comissão tem como objetivo zelar pelas boas práticas do franchising no Brasil, a conduta do franchising no Brasil, zelando pelo relacionamento do franqueador com a associação, do franqueador com o franqueado, do franqueado com o franqueador.

Discutem-se possíveis conflitos, pontuando um caminho de consenso, evitando colisões entre as partes, entendendo todos os players como participantes de um mesmo time.

Vice-presidência na ABF

Hoje, Cristina Franco representa o franchise brasileiro no mundo onde é reconhecido como um modelo para o mundo, recebendo missões de outros países e também visitando países levando nosso conhecimento para trazer investimentos para o país.

O franchise hoje é um canal de varejo muito forte, tradicional, de características continentais, isso devido também ao tamanho do nosso país.

Perfil do crescimento do franchise nas redes de distribuição das industrias

Perguntada sobre a tendência das indústrias em diversificarem suas redes de distribuição para o modelo de franquia, Cristina Franco comentou que sim, isso é uma tendência notória, em todos os seus setores, seja na indústria fabril, alimentos, bebidas, financeira, saúde, fazendo uma comunicação direta entre o fabricante e o distribuidor e consumidor final.

Essa tendência já consolidada tem como exemplo a rede de loja das Havaianas, a M.Martan, a AMBEV entre outras.

Crescimento da franquia no Brasil

Confirma Cristina Franco que o franchise veio para ficar, transformando-se em um canal consolidado de distribuição no país, e que a dez anos cresce consistentemente. Nos últimos sete anos vem crescendo a um nível de dois dígitos. Como exemplo, Cristina cita que de 2010 a 2011 o franchise cresceu 21%. O crescimento é inclusive superior ao crescimento da China.

Perguntada sobre a importância da micro franquia neste processo de crescimento, Cristina Franco comentou que existe sim uma tendência que a ABF acompanha e tem uma diretoria específica para cuidar do tema. Isso está muito vinculado com o crescimento da classe média, que trouxe uma gama de consumidores que busca a formalidade do negócio de baixo investimento inicial, que possa trazer quem tem um capital inicial menor ao mundo do franchise.

Perfil dos franqueados no Brasil.

Foi comentado o balanço feito pela consultoria Franchise Store que 81% das pessoas que buscam entrar no negócio da franquia têm entre 21 e 40 anos, sendo que 45% estão na faixa dos 30 anos. Perguntei a ela se essa é uma tendência do público jovem.

Cristina comentou que o jovem da geração Y tem sede de ser, de ter, que querer ser dono do seu próprio negócio. Para esses empreendedores o franchise é um canal interessante e uma opção segura.

Enquanto o índice de mortalidade de empresas abertas de forma independente, segundo o SEBRAE, é maior de 80% em 5 anos de existência das empresas, exatamente pela falta de estrutura, planejamento, conhecimento de gestão em todas as áreas de administração do negócio. No franchise esse índice de mortalidade não passa dos 2%

Erros a serem evitados pelo franqueado

a) Saiba que tem muito trabalho como empreendedor ao fazer opção por uma marca de franquia.

b) Ter um capital inicial que permita o franqueado a ter capacidade de seguir o plano de negócio apresentado, sem ter riscos de não suportar os primeiros meses do investimento. Adeque o seu desejo de empreender a um negócio que caiba no seu bolso.

c) Separar muito bem a contabilidade do negócio e da família.

d) Entenda o que é o franchise. As regras são claras. O novo franqueado tem que entender os padrões a serem seguidos, entender que existem taxas, royalties, fundo de marketing, taxa de administração, padronização de layout de marca, propaganda estabelecida pela fundo nacional.

e) Busque fazer um negócio com o qual você se identifique. Muitos enxergam o investimento como um processo de curto prazo, o que é um erro, pois trata-se de um momento de mudança de vida, um ato de médio e longo prazo.

Academia do Franchising

A Academia é aberta ao público em geral que atua no segmento, devido a preocupação da ABF com a formação de todos os envolvidos no sistema, desde o franqueador até o colaborador do franqueado.

A profissionalização é necessária, pois o franchise já representa hoje 2,1% do PIB nacional. Existem cursos importantes de formação de executivos, colaboradores, franqueados e franqueadores.

Selo de Excelência do Franchise

O Selo de Excelência é a outorga dada ao franqueador pela sua própria rede, ou seja, pelos seus franqueados, onde se avaliam premissas como compras, marketing, crescimento da rede, fechamento de franquias ou não, premissas de treinamento, suporte operacional. Das mais de 1.100 marcas associadas, pouco mais de 10% dos associados já receberam o Selo de Excelencia.

Os sete pecados capitais

É uma série desenvolvida dentro franchise pelo Sr. Pedro Melo e pelo Marcelo Cherto, com o apoio da ABF. é uma série de indicadores que auxiliam o franqueado e franqueador a entender esses pecados.

Vale a pena acessar o site da ABF para compreender melhor esse processo informativo.

Acesse http://www.portaldofranchising.com.br

Expo Franchising 2012

Acontece no Shopping Center Norte, a maior feira de franchising do mundo, que ultrapassa inclusive a feira de Paris. A feira acontece de 13 a 16 de Junho. Visitem a feira, busquem seu negocio, avaliem as oportunidades.

Programa Caminhos de Sucesso

Apresentado por Purcino  – ClicTV – Conteúdo UOL.

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