Lucia Navajas – Arte, sentimento, amor em tudo o que faz!

Estamos iniciando hoje uma nova fase do Blog do Purcino e é com muito prazer que escolhemos para inaugurar a nova coluna de entrevistas a arquiteta Lucia Navajas, original da cidade de Santos, que começa a sua entrevista com uma mensagem: 

A ARTE de viver BEM

O bem estar de morar em um lugar agradável, arejado, bem iluminado  e com a sua cara, traz para você qualidade de vida e conforto.

Otimizar os espaços no nosso mundo contemporâneo torna se cada vez mais imprescindível assim como acompanhar as tendências da tecnologia e da sustentabilidade .

Ao juntarmos tudo isso a um bom projeto de arquitetura de interiores você vai entender o que significa o conceito do bem viver.

Em 1978, Lucia Navajas formou-se em Desenho Industrial com ênfase em Arte e Design.

De lá pra cá, nunca deixou de se atualizar, cursou aulas de escultura, pintura, gravura, história da arte e, por isso, seus ambientes sempre trazem lindas peças e telas contemporâneas.

Em 2010, Lucia formou-se em Arquitetura e Urbanismo. Durante seus 30 anos de profissão, ela criou um estilo único, dando forma a espaços que levam qualidade de vida e bem-estar para as pessoas.

Lucia é uma designer, arquiteta, artista plástica, desenhista, ou seja, uma artista nata, que possui uma sensibilidade tal que é difícil conversar com ela e não perceber todo o sentimento que emana de suas palavras, desenhos e criações.

Vamos conferir a sua história, contada com detalhes impressionantes, como se fosse uma reflexão sobre suas realizações.

Blog do Purcino:      Lucia, comente um pouco sobre você, o que você estudou e o que você fez antes de começar a sua história de sucesso no mundo da decoração?

Lucia: Aos 17 anos abri um classificado de jornal onde dizia: precisa-se de desenhista copista…

Nunca havia usado uma caneta nanquim, mas já desde menina estudei artes como a pintura, gravura, escultura, fotografia e historia da arte. Assim me aventurei no inicio dos desenhos para arquitetura onde fiquei poucos meses, copiando projetos a nanquim.

Lá conheci um colega que me indicou para um escritório de engenharia onde necessitavam de alguém para os desenhos de concreto armado. Eram pranchas grandes com cálculos de ferragens, vigas e pilares.

Foi uma experiência e tanto durante quase 4 anos.Com isso pude arcar  com estudos à noite na Faculdade de Desenho Industrial. Sempre fui apaixonada pela arquitetura, mas era um curso diurno e eu não podia estudar de dia.

Desde 2001 atuo sozinha.

Após um casamento desfeito, um filho criado eu pude voltar para meu sonho com tempo para dedicar-me aos estudos: A arquitetura.

E o mais interessante, saiamos os dois para a faculdade à noite: eu e meu filho, durante 5 anos.

Conclui a faculdade em 2010. Com a maturidade e a experiência, o enfoque foi positivo. Os contatos com os jovens, a atualidade, me fizeram muito bem. De volta à pesquisa, novos desafios.

Era um diploma que eu sentia falta embora tivesse a parceria de um engenheiro ao longo dos anos que sempre contribuiu na parte responsável das reformas comerciais e residenciais.

Blog do Purcino:      Como foi a escolha da profissão? Alguém em especial tem a mesma queda para a arte na sua família?

Lucia: Na minha família por parte de pai a ligação era com a musica, meu avô compunha, outros tocavam instrumentos, cantavam muito. Por parte de mãe, meu avô era um engenheiro nato. Sabia fazer croquis sem ter algum estudo. Acho que se puxei algo foi dele.

Embora tenha semelhanças com as duas. A música faz parte do meu dia a dia Trabalho sempre escutando música embora não toque nenhum instrumento.

Blog do Purcino:      Conte-nos em detalhes o seu inicio de carreira.

Lucia:             Quando conclui a faculdade, com 21 anos, encontrei outro anuncio, onde precisavam de decoradora projetista  na Sears Roebuck. Nossa!  Era tudo que eu queria! Eu me classifiquei e olha que o salario era quase o dobro do que imaginava. Na verdade era para ser chefe de setor, com responsabilidades em atendimento, projetos, vitrines, etc. E olha que eu nunca havia estudado sobre decoração.

Meu falecido pai, contador de uma empresa de livros, me presenteou com um glossário sobre decoração e moveis em espanhol! Li absolutamente quase tudo. Foi uma experiência incrível. Foram seis anos de muito trabalho até que extinguiram o setor aqui na cidade de Santos. E a partir dai comecei a ler, ler e ler sobre o assunto.

Entrei na empresa Hobjeto Moveis onde dei continuidade no ramo da decoração corporativa por 4 anos.

Já com um filho preferi me dedicar a ele nos seus primeiros anos de vida, mas nunca deixando meus desenhos e projetos de lado. Sempre havia desenhos de marcenaria, construção etc. para fazer. Até que em 1994, um tio do meu filho, me deu um apartamento para reformar e decorar.

Vi que seria possível juntar todo conhecimento e me aventurar. Tive sociedade com outra arquiteta, com estagiários, um escritório montado.

Blog do Purcino:      Em 1978, você formou-se em Desenho Industrial com ênfase em Arte e Design. De lá pra cá, cursou aulas de escultura, pintura, gravura, história da arte. Como esses estudos influenciaram no seu estilo de pintura e de decoração de ambiente?

Lucia:             Iniciei nas artes antes de qualquer fazer qualquer faculdade. Com 15 anos foi o inicio de tudo.

Blog do Purcino:      Durante seus 30 anos de profissão, você criou um estilo único, dando forma a espaços que levam qualidade de vida e bem-estar para as pessoas. Que estilo é esse?

Lucia:             Eu digo que meu estilo é o que transmite a vida do cliente sem deixar de praticar o bom gosto.

Procuro abstrair o perfil do cliente, suas necessidades, direcionando para um projeto com conteúdo de iluminação, design, volumes e cores. E boa execução.

Blog do Purcino:      Fale um pouco da sua experiência participando em feiras, exposições, workshops.

Lucia:             Participei em um total de quase 30 sendo vitrines de lojas , mostras de decoração  pela cidade de Santos e Guarujá.

Hoje desenvolvo projetos de feira no caso da Decora Santos aqui no Mendes Convenction pela segunda vez onde apresento o Espaço Vitrine a ser desenvolvido por profissionais e que será montado em agosto de 2012.

Blog do Purcino:      Você já trabalhou no mercado corporativo?

Lucia :            Atuo também na parte de  clinicas medicas, escritórios em geral.

Blog do Purcino:      Em qual designer você se inspira ou quem é o seu guru?

Lucia:             Na área de interiores onde mais atuo aprecio os profissionais, como Roberto Migotto, Dado Castelo Branco, Fernando Piva entre outros.

Blog do Purcino:      Qual a sua dica para quem está iniciando na carreira de designer.

Lucia:             Preocupar-se em fazer um bom projeto porque sem este uma execução não pode ser bem feita. Vejam bem, e pensem muito nisso, se não deu certo no papel não vai dar no local.

Blog do Purcino:      O que você faz para estar sempre antenada com as novidades do mercado?

Lucia:             Participo de visitas a mostras como casa Cor, em São Paulo e no Rio. Leio revistas atuais.

Procuro saber o que esta in e o que esta out, informes de internet, entre outras coisas.

Blog do Purcino:      Qual é a influência da moda fashion na decoração do ambiente de um hotel, de uma casa, de uma loja?

Lucia:             A moda caminha lado a lado com a decoração: As cores, os tecidos, as padronagens, etc.

Blog do Purcino:      Fale um pouco de sua experiência com a Arquidecor de Santos.

Lucia:             Já participei de 9 espaços na Santos Arquidecor, com quartos de bebe, hospedes, restaurante, loja e escritório. A ultima foi em 2008 com um quarto de menino à la TOY Store. É um evento que traz muita experiência, tem muita adrenalina desde o conceito, o desenho, o projeto, a montagem e olha, o resultado é muito satisfatório, fantástico.

Blog do Purcino:      Lucia, o que você pode dizer àqueles que têm uma quantidade de coisas importantes a fazer e não sabe por onde começar? Como diferenciar o importante da prioridade?

Lucia: Todo o dia eu tenho esta quantidade de coisas a ser feita.

Como mulher tenho uma casa, um filho, e um mundo inteiro (que é este mundo da arquitetura) para cuidar.

Tento focar no principal daquele dia. Não desesperar-me com o tempo que passa cada dia mais rápido.

O que é mais importante eu defino como prioridade. Fazer isto primeiro. Eu praticamente não paro, seja algo para o filho, para o trabalho ou para a minha casa.

Blog do Purcino:      Conte-nos um pouco por que você decidiu estudar arquitetura. Qual a afinidade da arquitetura com o design de ambientes e a pintura?

Lucia:             A arquitetura é o global, o macro. A visão ampla.

O design de ambientes é o micro, é a atenção em cada detalhe que define a nossa compreensão do perfil e da necessidade do cliente.

E arte. Ah! a arte!  Essa é a que nos enlouquece. Mas é uma loucura deliciosa…

Acho todos importantes, todos juntos.

Blog do Purcino:      Você tem uma equipe de trabalho ou coordena tudo sozinha?

Lucia:             Projeto tudo sozinha, desenvolvendo cada item.

Tenho um parceiro de varias obras que efetuamos juntos e que executa e se preocupa com a mão de obra.

Delego esta parte a ele, embora eu fiscalize o desenvolvimento das mesmas. Meu foco é o projeto e seleção de tudo. A escolha com o cliente. Interajo com o cliente nas escolhas o tempo todo.

Blog do Purcino:      Você viaja muito ao exterior para atualizar-se?

Lucia:             Já viajei bastante: EUA, e Europa. Estou retornando agora  para o Salão Internacional do Móvel  de Milão de 17 a 22 de abril.

Blog do Purcino:      Como e o que você faz para recarregar as baterias para manter essa energia de mulher, de arquiteta, de designer, de mãe?

Lucia:             Costumo caminhar pela praia ou spinning quando posso, rever os amigos, almoços em família,  um bom filme, coisas normais, comuns.

Blog do Purcino:      Considerando as três áreas em que você trabalha qual a preferida?

Lucia:             Um mix da arquitetura com o design: a arquitetura de interiores, quando há uma intervenção arquitetônica, uma transformação.

Blog do Purcino:      Você obteve algum reconhecimento pelo seu trabalho?

Lucia:                 Recebi sim alguns prêmios que obtive como Melhor espaço na loja Dcasa Moveis, um 3º lugar na categoria residência no premio da Decornews em 2010 e Melhor design em tapetes personalizados promovido pela Kyowa Tapeçaria.

Agora estou desenvolvendo o design do troféu da Decornews, cada ano desenvolvido por um artista plástico diferente.

Blog do Purcino:      Qual é o seu esporte preferido?

Lucia:             Sou péssima em esportes. Mas se for ver algo, é sobre ginastica olímpica, que também exercitei no tempo de ginásio. Acho maravilhoso.

Blog do Purcino:      Deixe uma mensagem para meus leitores.

Lucia:             Nunca desistir de seus sonhos.

Blog do Purcino:      Uma frase para finalizar.

Lucia:             Fazer o que se gosta. Os resultados vêm depois.

Blog do Purcino:  E parabéns pelo aniversário.  É hoje.!!! 28/4/2012

Entrevista realizada por José Antonio Purcino

Copyright Blog do Purcino – Abril de 2012

Uma resposta to “Lucia Navajas – Arte, sentimento, amor em tudo o que faz!”

  1. Lucia Navajas – Arte, sentimento, amor em tudo o que faz! « Caminhos de Sucesso! Says:

    […] de vida, projetos, purcino, vencedora, vencer. Deixar um comentário » -23.582915 -46.679017 Share this:TwitterFacebookGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar […]


Deixe uma resposta

