Quem é você…uma ÁGUIA ou uma GALINHA?

Eu não sou uma pessoa preconceituosa, mas algumas vezes é necessário fazer comparativos, principalmente os comportamentais.

Diz a lenda que um homem, durante uma de suas caminhadas matinais pelo bosque perto de sua casa, encontrou um filhote de águia, machucado, desprotegido, todo sujo, coitado!

Com pena do estado do bichinho, esse homem levou-o para casa, limpou o sangue de seus ferimentos, deu comida, água, AMOR. Mas ai, deparou-se com um problema. Não queria prender o filhote em uma gaiola. Era contra os seus princípios.

Como ele vivia em uma chácara e tinha um galinheiro pequeno nos fundos, ele colocou o filhote de águia junto com as galinhas, local onde o filhote cresceu, aprendeu a alimentar-se sozinho, sempre seguindo os exemplos das galinhas.

Um dia, conversando com um amigo veterinário que estava de visita ele comentou sobre o filhote de águia, que hoje já era uma águia adulta, bonita, com cores vivas, mas que insistia em não voar, só ciscar, como as galinhas de seu galinheiro.

O homem ainda comentou que nunca preocupou-se em educá-la como uma águia, mas a manteve no galinheiro dando-lhe comida de galinha, tratamento de galinha, cuidados de galinha. Isso o intrigava, pois ele via a águia vivendo, toda feliz, como uma perfeita galinha, comendo e ciscando o dia inteiro.

O veterinário comentou então que isso não iria durar para sempre, pois o coração e a alma do filhote eram de águia, e que um dia, instintivamente, ela sairia voando por aí.

Um dia, depois de muito refletir, o homem tratou de adiantar o futuro: pegou a águia nos braços, levou-a para um descampado, e falou:

– Você é uma águia, pertence aos céus e não à terra. Bata suas asas e saia voando!

A águia, confusa, não sabendo quem era de fato e vendo suas amigas galinhas comendo no galinheiro, pulou do braço do homem e foi juntar-se a elas rapidamente.

Inconformado com essa atitude, o homem pensou: Eu a peguei filhote, dei carinho, comida, tratei dela na infância. Agora estou treinando a mesma a ser algo melhor, para ser superior, para ocupar o seu espaço na sua comunidade, mas ela volta sempre ao ponto de partida!

Ele decidiu então levá-la para o alto de uma montanha. Lá, segurou-a em seus braços e repetiu a frase:

– Você é uma águia, pertence aos céus e não à terra. Bata suas asas e saia voando!

Nada. A águia olhou ao redor, viu o galinheiro lá embaixo, com todas as galinhas olhando para ela, esperando para saber qual seria a sua atitude. Voltar ao grupo como uma delas, ou partir para vôos maiores, voando como uma verdadeira líder que deveria ser.

E a águia não voou. Quiz voltar ao seu grupo, à comodidade do dia-a-dia!

Foi quando o homem decidiu partir para um desafio final. Mudou a direção de seu corpo, ficou de costas para o galinheiro, colocou a águia de frente para o Sol, com toda a luz batendo nos olhos dela. A primeira reação da águia foi a de tremer, foi a de ter medo do novo e desconhecido.

O seu instinto de liderança, porém, falou mais alto. Aos poucos foi abrindo as suas asas e, finalmente, levantou voo para o céu.

E nunca mais voltou a ciscar na sua vida. Aprendeu a lutar pelo seu alimento, a buscar seus objetivos, a traçar metas cada vez mais altas.

Pode até ser que ela se lembre das galinhas, com saudades de sua infância, de seu começo. Pode até ser que um dia, ocasionalmente, vá visitar o galinheiro onde tudo começou.

Pode até ser que um dia reconheça naquele homem que a cuidou e educou, o seu mentor, o seu guia.

Mas uma coisa é certa, ela nunca mais voltará a viver como uma galinha.

Ela é e sempre será uma ÁGUIA. Uma líder, uma VENCEDORA.

Isso porque ela descobriu o que tinha melhor dentro de si. Descobriu sua capacidade de crescimento e sua capacidade de SER A LÍDER QUE TODOS ESPERAVAM QUE ELA IRIA TORNA-SE com os ensinamentos dados.

Ai fica a pergunta: Quantos de nós vivemos como galinhas e quando poderemos nos torar ÁGUIAS de verdade?

VIVER É TER CORAGEM, é ASSUMIR, é SER CONSCIENTE, é SER ALGUÉM, sem ser apenas mais um!

PRECISAMOS NA VIDA DE ALGUÉM QUE NOS ENSINE A REALIZAR O QUE PODEMOS FAZER, ou seja, A VOAR COMO ÁGUIAS.

A função do amigo, do nosso líder, do nosso chefe é descobrir em nós essa qualidade e de nos mostrar o caminho da mudança de nosso comportamento.

Porém, o resto, a ATITUDE, o QUERER MUDAR é uma AÇÃO SÓ NOSSA!!!

Não espere que a vida lhe ofereça essa oportunidade sempre. Então, quando ela aparecer, deixe a ÁGUIA que existe dentro de você AFLORAR e CRESCER, e cresça junto com ela.

Pense seriamente nisso!

Purcino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: