O telefonema da Dilma… no meio da palestra do Purcino!

Gente, quando trabalhamos com o público, todo cuidado é pouco, principalmente se você está no palco no meio de uma palestra, falando para um público inteligente, empreendedor, vencedor, como eu estava ontem, em Porto Alegre.

Pela primeira vez em anos uma convenção adiantou o seu cronograma de atividades. Sempre é o contrário. Apresentadores atrasando suas falas, aumentando exercícios, falando mais da conta (hehehe), etc., etc., etc.

Ontem aconteceu o contrário. Eram 11:00 da manhã e todos os conferencistas já tinham terminado suas apresentações e o único palestrante da tarde que já havia chegado era eu. Logo, sobrou o convite vindo da produção:

*** Purcino, você pode adiantar a sua apresentação?   Sempre solícito, claro que aceitei a sugestão, e lá fui eu para o palco apresentar o tema:  BRASIL NO ANO 2.020 segundo Ernest Young e FGV.

Tema falando de empreendedorismo, dados estatísticos, posicionamento do Brasil no mercado internacional e posicionamento dos segmentos de mercado (potencialidade) interno no nosso país.

Bom, lá pelas tantas da apresentação, já chegando ao final, faltando 3 slides para encerrar, toca o celular. Eu já ia fazer uma piada, quando percebi (e que susto), o celular que estava tocando, a todo pulmão, era o MEUUUUU!!!!

Era um parente, mas eu não podia perder a pose. Bom, em um segundo a gente consegue raciocinar quando está em apuros.

Olhei o celular tocando na mesa ao lado do projetor, reação imediata foi olhar para a tela (um rosto pintado de verde com o olho pintado de bandeira do Brasil), e logo, a lembrança do tema…. posicionamento do Brasil nos mercados internacionais e regionais.

Dai, a lembrança do grande Chico Anysio e seu quadro da Salomé conversando com a Dilma. E não deu outra: atendi ao telefone.

*** Alô!! …. Dilmaaa!!, boa tarde!… você ligou mesmo né. Fico feliz que você cumpre o que promete!.

Do outro lado da linha, sem entender nada, a pessoa falava… # Aqui não tem Dilma nenhuma, é o (xxxx) e quero falar com você, Purcino.

Eu continuei… *** Dilma, como prometi estou mostrando a todos os resultados do crescimento do Brasil de 1995 até 2000. Mostrei também os resultados de 2.005 e as projeções para 2.011 e agora estou mostrando onde vamos estar em 2.020.  Realmente é algo emocionante, pois a gente consegue ver o crescimento pontual e o geral do nosso pais….. (e ai por diante).

Aproveitei o momento e fiz um resumo do que havia falado, pois a atenção de todos foi total… (kekeke)

E a pessoa do outro lado… #você ficou louco, aqui não tem Dilma nenhuma… sou a (xxxxx) e preciso falar urgente com o senhor…. EU JÁ DISSE…. a-qui-não-tem-DIL-MA-ne-nhu-maaaaa…. ah, quer saber…. o sr é louco mesmo….

E eu, ouvindo a pessoa falar o que falava, vendo o público olhando e esperando como eu iria terminar com aquela conversa ao telefone… inventei…..

*** Olha Dilma, vou colocar no viva-voz todo mundo falando o que está na tela: avancei o slide, apareceu um de compromissos dos empreendedores com a marca…. fiz todos falarem em voz alta, voltei ao telefone e me despedi da Dilma….

*** Bom amiga Dilma, na semana que vem a gente se fala de novo… Caso a Salomé ligue no sábado (lembrei do quadro do Chico Anysio no Zorra Total), manda um abraço meu pra ela….

Desliguei o telefone, e continuei a palestra….

E o frio na barriga foi embora….

E eu também…. e depois tive que explicar pra muita gente que não tinha sido nada programado, que tinha acontecido sem querer…

Abraços

Purcino

Uma resposta to “O telefonema da Dilma… no meio da palestra do Purcino!”

  1. Samantha Pacheco (@samantha27555) Says:

    Adorei, Purcino! Isso é que é presença de espírito. Queria muito ter assistido a essa palestra.
    Abraços,
    Samantha

    Valeu Samantha, obrigado… vamos ter outras palestras. Oportunidades não faltarão.


Deixe uma resposta

