Equipes de alta performance V

As equipes de EAPs provocam  sentimentos importantes em todos os colaboradores, tais como a MOTIVAÇÃO e o COMPROMISSO de todos.

  • Buscam constantemente a Inovação.
  • Descobrem como ter melhor desempenho individual e do grupo.
  • Trabalham com menos Stress.
  • Dividem responsabilidades.
  • Aumentam os beneficios do grupo.

Para tanto, é necessário eliminar as formalidades, as superficialidades e aquele espírito colegial de falsa camaradagem, que é confundido com colaboração honesta.

Já com a EAP formada, a comunicação dentro da equipe tem que fluir da seguinte maneira:

1- É necessário estabelecer comunicação franca e honesta entre todos os membros da equipe:

Os membros precisam discutir e discordar num espírito de buscar atingir o objetivo da equipe, mantendo a seriedade no trabalho e o compromisso com a equipe.

2- Cultura organizacional com base na confiança mútua:

Aonde existe confiança dos funcionários existe o clime organizacional para a implementação de equipes de alta performance.

3- Tolerância aos erros:

O medo de errar impede o espirito inovador, a criatividade e até mesmo a honestidade.

O líder tem uma função especial, pois ele tem que ter visão ampla, enxergar além dos resultados obtidos, saber que é dele a missão de motivar a sua equipe, com inspiração e mantendo o foco em um objetivo comum, pois conhecendo todos os membros da equipe vai saber respeitar os limites de cada um.

O feedback, que é o compartilhamento de informações entre todos os componentes da equipe, deve ser dado constantemente. Recomenda-se um trabalho de informação a cada semana. A comunicação tem que ser de 360 graus, onde todos se comunicam entre si, e com um objetivo comum. SINERGIA.

Recomenda-se que o líder transmita confiança à equipe, dando credibilidade a todos os seus componentes, desde que a comunicação e as atitudes sejam feitas com coerência, entre o o que se fala e o que se faz. Todos tem que saber receber as informações sem auto-defesa, com a abertura necessária para interagir uns com os outros.

Para tanto, pede-se clareza nas palavras tando ditas quanto escritas, que os comentários sejam feitos de forma sincera e buscando, sempre, novamente, a SINERGIA entre todos os membros da equipe.

Os integrantes devem também preocupar-se não somente com o resultado de seu trabalho, mas com o resultado do trabalho de toda a equipe, o de irá demonstrar que existe uma interatividade e interdependência entre todos.

Em resumo:

  1. Tenha objetivos claros e aceitos por todos:  Assim como a estratégia a ser desenvolvida, pense em metas, nos controles e no prazo de execução.  Para motivar e obter comprometimento, comece dizendo qual o propósito do trabalho e o que é esperado da equipe.
  2. Equipe enxuta:  Não existem equipes de alta performance com um número excessivo de pessoas, mesmo porque a rapidez de respostas é condição crítica para a performance de resultados.
  3. Diversividade da equipe: É fundamental para a otimização na formulação do problema, na avaliação de alternativas e busca da melhor solução. Traga para a sua equipe de alta performance pessoas que possam pensar de forma proativa. Não confunda entusiasmo com pró-atividade, nem tão pouco pessimismo com cautela. Pé no chão é necessário.
  4. Autoconfiança e auto respeito: Cultive esses dois valores para que todos sejam respeitados pelos demais membros da equipe. Igualmente, cada membro da equipe deve respeitar a opinião dos demais e dabater todos os pontos de vista com isenção de ânimos ou paixóes pessoais. O que importa é o resultado a ser alcançado.
  5. O líder é o maestro: Líder não é patrão e nem o dono da verdade. O líder é quem dá o tom, a cadência e a direção em busca da solução final. A primeira responsabilidade do líder é dizer qual a realidade dos fatos.

 

A última coisa a dizer é MUITO OBRIGADO!

 

E obrigado por acompanharem essas 5 matérias.

Abraços

Purcino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: