Equipes de Alta Performance I – Conceitos

Olá, vamos falar hoje sobre os conceitos de equipes de alta performance (EAP).

Segundo Drucker (2001), existem três tipos distintos de equipes, que diferem em responsabilidade, estrutura e uso, e que podemos equiparar da seguinte forma:

  • Equipe de beisebol
  • Equipe de futebol
  • Equipes de duplas

Uma equipe de fbeisebol é como uma equipe que depende de uma linha de montagem, onde as pessoas realizam funções independentes, cada qual em sua posição.

A equipe de futebol pode ser equiparada a uma equipe de projetos de uma empresa, que realizam trabalhos em paralelo, onde as pessoas trabalham juntos, mas não são interdependentes.

Já uma equipe de duplas o trabalho é totalmente interdependente.

Isso significa que quanto menor for a equipe, mais interdependência entre seus integrantes deve existir, mesmo que cada um tenha uma função totalmente distinta dentro da mesma.

Vamos entender um pouco mais esses conceitos:

1- Equipe de beisebol = grupo:

Grupo é uma reunião de pessoas com um ou mais objetivos, sem a preocupação com o desempenho coletivo e o resultado é individual.

O técnico, ou líder, depende, e muito, do desempenho individual dos integrantes do grupo, onde cada ação tomada irá provocar uma reação que ativará o próximo passo da ação. Ex:  A bola é lançada, rebatida pelo adversário, e deve ser alcançada por um jogador da equipe que lançou e tocar no corpo do concorrente antes que o mesmo alcance o primeiro home.

 

 

 

2- Equipe de futebol = equipe:

É um conjunto ou grupo de pessoas as quais se aplicam uma tarefa ou trabalho, sendo que o compromisso é de toda a equipe.

Neste caso existe um planejamento tático a ser seguido por todos os componentes da equipe. Para cada tática existente, vários planos de ação são desenhados. Quem já não viu o técnico da equipe, na beira do gramado, mudando a forma de atuar da equipe de acordo ao resultado da partida.

Neste caso a equipe trabalha por ação, reação e avaliação constante do resultado de cada uma delas, para obter um objetivo traçado.

 

 

3- Equipe de alta performance = EAP

É um pequeno número de pessoas com habilidades complementares, comprometidas com o mesmo objetivo, as mesmas metas de desempenho e a mesma abordagem, pelos quais elas se consedram responsáveis.

Neste caso, que tanto pode ser uma equipe de futebol, voleibol, basket, onde o conjunto das ações, cada uma realizada por um jogador diferente, é feita com tal compactação que não permite falhas ou, se elas existem, são corrigidas de imediato.

Pode-se verificar que as definições são muito próximas uma das outras.

O diferencial está no ponto de vista do componente da equipe. O seu comportamento, as suas atitudes, a sua forma de encarar os desafios da sua equipe estarão sempre acima de qualquer outro.

Mas cuidado. A MAIORIA DOS GRUPOS DE TRABALHO FORMADOS APENAS PARA ATUAREM COMO EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE, ACABAM SUCUMBINDO E NÃO ALCANÇANDO SEUS OBJETIVOS E METAS TÃO ESPERADOS, devido à falta de perfil vencedor dos integrantes da equipe.

Essa falta de perfil é que provocará os problemas de administração de conflitos que fatalmente aparecerão no futuro, assim como dificultarão a tomada de decisões por parte dos líderes durante a elaboração de seus planejamentos estratégicos e táticos.

Purcino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: