Planejamento Estratégico III – A retomada do rumo certo!

Este último artigo desta série, onde comparamos tudo o que vem acontecendo no mundo do futebol do Corinthians com as nossas aulas de planejamento, estaremos falando da retomada do rumo certo.

As avaliações dos erros de projeto, erros de avaliação, erros de atuação de dirigentes, líderes de segundo nível e dos colaboradores ( jogadores) já foram feitas. O mais importante agora é não demorar na tomada de decisões corretivas. Elas tem que ser rápidas, objetivas e que demonstrem muita boa vontade dos líderes em mudar o cenário atual.

Primeiro, na identificação dos culpados, normalmente entregam-se cabeças importantes só para que os clientes (torcedores) tenham a percepção de ação corretiva. Certo?  Errado. O que tem que ser feito é preservar esses líderes, isolar os mesmos das ebolições do mercado, treiná-los para que compreendam o que houve de errado, e dar-lhes as condições fisicas, técnicas e mentais para voltar ao trabalho. Por que isso?  Não existem melhores no mercado para fazer o que fazem hoje, não somente dentro do campo, mas fora dele, tais como, presença no marketing, captação de recursos de patrocínios, presença na visibilidade internacional.

Esses colaboradores deverão ser utilizados, daqui para a frente, somente em momentos muito especiais, para manter acesa a entrada de receita da empresa. E a comunidade que se acostume com isso. Ou transformamos o maior clube brasileiro (ou o segundo, não importa), em uma empresa de verdade, ou cairemos na mesmice do passado. Saibam, e entendam, que por trás do nome do clube-empresa, existem vários projetos paralelos que também estão gerando receitas e visibilidade internacional:

  • Arena para a abertura da Copa do Mundo
  • Melhorias para a região da arena (ambiental, trânsito, comunicação, acessibilidade, etc)
  • Ligação do aeroporto de Cumbica até o terminal Jabaquara do Metro em monotrilho, e dai conexão para o estádio (e que também poderá ser feito para toda a cidade onde temos estações do metro).
  • Melhoria nas rodovias de acesso.
  • Melhoria no atendimento da saúde.
  • Mais opções de centros de convivência, eventos diversos, eventos multi-esportivos, etc.
  • Conexão do trem bala da RMC e do RJ ate Cumbica, dai ao metro, dai à cidade de São Paulo.
  • Centro de Treinamento de primeiro mundo
  • Hotel de primeiro mundo para atletas (que irá gerar receita na Copa)
  • Franquia de produtos da marca (farmácias, escolas de futebol, camisas, etc, etc)

Só para citar alguns.

Agora, é urgente que tudo seja colocado em prática imediatamente. Não pode-se errar nem parar juestamente agora. Esse é um planejamento de médio e longo prazo. Lembrem-se de que o gestor de tudo isso sai no final deste ano. Por este motivo é que exite o enorme risco de vermos tudo isso parado caso entre no posto um líder com perfil  torcedor e não um profissional com o perfil profisisonal do Andres. Todo cuidado é pouco. O substituto deverá ser preparado desde já, como dever ser feito em toda empresa que passa por um processo como esse.

E essa pessoa deverá ser um consenso entre todas as facções do clube. Deverá ser um nome que possa dar continuidade ao processo de crescimento e fortalecimento do clube-empresa. A oposição (que coisa do passado), deverá continuar com a visão empresarial adotada pela administração atual. Muitas reuniões, coligações, cabeça fria e maleabilidade empresarial deverão prevalecer em detrimento à paixão, que é cega e burra.

Eu realmente espero, e só posso fazer isso de longe, que o Andrés consiga fazer essa CONEXÃO e ALIANÇAS, pelo bem comum de oposição e diretoria atual, que é o bem e o crescimento do nosso clube empresa Corinthians. Eu gostaria de ver o nosso time virar uma empresa de verdade, pois acredito que só o Andrés seria capaz de conseguir essa transformação. Sonhar nunca é demais.

Vamos ver se conseguimos transformar esse sonho em planejamento estratégico de fato.

Até mais

Purcino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: