Uma inspiração ideal… Como vender bem!

Toda vez que falamos de vendas, resultados comerciais, obtenção de metas, a gente pensa no departamento de vendas da empresa e na qualidade dos profissionais que foram contratados para essa tarefa.

E olha que não é uma tarefa simples. Ser um bom vendedor não é simplesmente ser bom em convencimento e argumentação no momento do fechamento do pedido. Não bastam equipes bem treinadas e uma integração de esforços de todos os departamentos no sentido de focar o cliente com prioridade.

A boa performance de vendas começa com o resultado da escolha correta do segmento de mercado a ser prospectado, na escolha dos clientes a serem contatados, em ter uma política comercial objetiva e sem margens a interpretações por nenhum dos dois lados (vendedor e comprador), e no pós vendas.

A satisfação do cliente só poderaá ser reconhecida e confirmada quando o mesmo volta a comprar de você, não uma única vez, mas várias vezes, assim como quando ele o indica para novos parceiros comerciais.

E a importância dessa indicação é maior do que a repetição de um novo pedido para o cliente já conquistado. Sim, porque neste caso você não está só colocando a prova a sua capacidade de realizar negócios com seriedade, mas está colocando a prova também a idoneidade do seu cliente que o indicou para o novo parceiro. Afinal, ele colocou o seu nome em benefício da sua empresa.

É por isso que eu digo sempre que vender é a mais desafiante e dificil tarefa de Marketing Comercial de uma empresa.

Todos comentam sobre vendas na empresa. Tudo gira em função das vendas. O financeiro, o RH, o marketing institucional, o marketing comercial, o endomarketing, a produção, a logística, compras, etc. Tudo, e todos, trabalham em função das vendas. Portanto, vender é muito mais que simplesmente fechar um pedido.

Vender é obter resultados que ajudem a empresa a encontrar o seu espaço no mercado, oferecendo qualidade de produto, serviço e garantia pós venda.

Vender é entregar o produto ou serviço e treinar o seu cliente na correta utilização dos mesmos.

Vender é diezer ao financeiro que ele poderá contar com os valores necessários para trabalhar o seu capital de giro no sentido de manter a saúde financeira da empresa.

Vender demonstrar que você continua preocupado com a satisfação do seu cliente mesmo depois da entrega do produto. É o acompanhamento de todo o processo de vendas até a entrega e também da correta utilização do mesmo.

Vender é, afinal, o reflexo de uma série de exemplos e referências criados e propagados na organização, vindos daqueles que a própria empresa reverencia e admira.

Vender obriga aos profissionais a serem criativos sem perder o senso comum da ética. É um esforço contínuo no sentido de entregar ao cliente algo que o fará sentir-se ou produzir melhor. Vender é provar ao cliente que o que ele paga realmente vale pelo que ele recebe como produto ou serviço.

Vender é um jogo de GANHA – GANHA.

Lembrem-se de que o valor dado à venda é algo que mexe com o EMOCIONAL das pessoas, sejam elas cliente ocasionais, clientes comuns, clientes tradicionais ou compradores profissionais. Em algum momento do processo o EMOCIONAL fala mais alto do que a razão, e geralmente atuam como fator de decisão. Portanto, vender é saber lidar com as EMOÇÕES, PAIXÕES e a RAZÃO das pessoas. É trabalhar o sentimento e a paixão do ser humano.

Eu digo sempre que o vendedor tem que ser um pintor, que vai saber idealizar o enquadramento das necessidades do cliente.

É ser um engenheiro, que vai arquitetar a melhor forma de atender às necessidades do cliente, seja adaptando um produto ou serviço. 

É ser um psicólogo que vai traduzir os anseios do seu cliente em realidade e conseguir fazê-lo compreender que você encontrou resposta para todos os seus anseios.

É ser um artista, pois você vai poder vibrar e fazê-lo vibrar com os resultados obtidos. É não deixar nunca o sentimento e o ego do seu cliente cair no ostracismo.

Boas vendas.

Purcino

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