Pro-atividade é necessário.

Um dos grandes pecados do ser humano é o comodismo. É o esperar que alguém faça por nós algo que é de nossa responsabilidade. É esperar que alguém esteja pensando naquilo que nós deveríamos estar pensando, seja para gerir a nossa vida pessoal, profissional ou até mesmo nossos negócios.

Em tudo na vida nós precisamos manter um alto nível de pro-atividade para que possamos alcançar nossos objetivos com maior facilidade.

O Sr. Carlos Martins, Presidente do Grupo Multi, –> quem não planeja não consegue chegar a lugar algum.  Isso é uma grande verdade.  A maioria dos brasileiros não tem o hábito de escrever o que deseja alcançar em um determinado tempo de sua vida.

Portanto, planeje seus objetivos a cada inicio de ano, criando metas a curto, médio e longo prazo. Planeja táticamente o que você deverá fazer para alcançar esses objetivos, e posteriormente liste as ações que você deverá realizar para finalizar cada meta.

Agora, é ai que mora o perigo. Tenha em mente que ninguém vai fazer o que é de sua inteira responsabilidade. Você tem que planejar ações que sejam possíveis de serem realizadas por VOCÊ e não por terceiros.

Caso não existam ferramentas suficientes à sua disposição para alcançar determinado objetivo, crie as ferramentas, use a sua imaginação, use a sua capacidade de criação, sem complicar e sempre procurando depender o mínimo possível da ação de terceiros.

No caso de que você tenha que realizar ações em seu trabalho ou em sua empresa, crie ações que sejam possíveis de serem realizadas com o que você tem em mãos ou com ferramentas que dependam somente de você, o mínimo de outros parceiros.

Um exemplo?  Caso você tenha que fazer publicidade de seu negócio a nível regional. Utilize a propaganda institucional, use o mesmo motivo da propaganda e crie materiais que possam indicar ao seu público alvo onde você está, o que você faz e que você é quem está à disposição do cliente para tornar realidade o que a propaganda institucional está falando ou prometendo.

Não tem site efetivo?  Crie o seu, de navegação fácil e prática, mostrando os pontos principais da sua empresa, produtos e serviços, e sempre procurando cativar o cliente internauta para que ele se cadastre na sua empresa.

Precisa de um sistema de gestão? Procure entre os vários existentes no mercado aquele que mais se adapte ao seu tipo de negócio.  Adapte-o, não tente criar.  Gaste a energia para criar um novo sistema em ações que gerem lucro e venda para seu negócio.

Ou seja, vá a luta, crie seus sistemas e suas ferramentas de trabalho para poder não sobreviver no mercado, mas para ser alguém no mercado.

Vá a luta. Não fique sentado esperando que alguém solucione algo para você. Busque as soluções, AJA !  Tenha ATITUTE.  O seu negócio depende, e muito, da sua A-TUA-AÇÃO, ou seja, da sua ATUAÇÃO efetiva.

Tem dificuldade, invista em um profissional de coaching. Ele vai lhe dar dicas efetivas, práticas, objetivas. O valor a ser pago à um profissional deste não deve ser encarado como um gasto, mas sim como um investimento de retorno a curto prazo.

Purcino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: