Lidere sua equipe com eficácia

Falamos aqui, alguns dias atras, sobre planejamento estratégico. Impossível falar sobre esse tema sem considerar a responsabilidade dos gestores, cada dia maior no mundo dos negócios.

Independentemente do tamanho da empresa, o gestor ou líder é uma peça fundamental no processo de aprendizagem contínua dos colaboradores de uma empresa.

São eles que transformam as reuniões de planejamento, procedimentos, revisões, programações, em processos contínuos de ensinamentos sobre o que, como e quando realizar cada etapa de uma tarefa, cujo objetivo final é sempre a obtenção das metas traçadas pela empresa.

Busque sempre de forma prática e objetiva incentivar a participação de todos os colaboradores envolvidos no processo, dando-lhes a oportunidade de ouvir, pensar, refletir a agir, além de poderem expor suas idéias e pensamentos sem o medo de serem criticados caso as mesmas não sejam de interesse geral.

A participação efetiva do colaborador no processo de implantação de qualquer ação é fundamental para o êxito da mesma, pois você não estará impondo processos mas criando parcerias com seus pares. Foque os processos de implantação na experiência das pessoas envolvidas, tratando de extrair o melhor que cada um deles tem e podem aportar ao grupo.

Não se esqueça nunca que o líder em uma empresa é sempre um ponto de referência, e esta deve ser sempre POSITIVA. Agora, a experiência dos participantes são de suma importância para se alcançar o sucesso desejado. Recorde-se que ao tratar com pessoas experientes você está lidando com pessoas que estão sempre prontas e abertas (e com ótima capacidade) para a aprendizagem de maneira objetiva e de acordo às suas necessidades específicas.

Esteja sempre atento no que realmente motiva a sua equipe, invista nisso. Considere a experiência de cada um envolvendo todos no processo de organização das tarefas e das equipes.

Para conhecer mais sobre este tema, entre em contato com nossa empresa e participe do nosso curso de Liderança Estratégica. Consulte nossas disponibilidades de datas.

Lembre-se, você não lidera somente uma equipe. Voce lidera líderes em cada uma das funções que você tem em sua empresa. Ter um simples colaborador é o mesmo que ter um robo, repetitivo, sem capacidade de pensar no sentido de avançar sobre os objetivos traçados.

PENSE NA SUA EQUIPE COMO UMA EQUIPE DE LÍDERES, e não como um simples agrupamento de pessoas cumpridoras de processos pre-determinados.

Mande um e-mail para atendimento@tsp2.com.br e peça mais detalhes sobre nossos cursos de liderança.

Eu espero você aqui amanhã.

Purcino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: