O coaching corporativo em uma época de desafios constantes.

Durante o ano passado, conversando com empresários de vários segmentos, um comentário foi constante e unânime.

-> Vivemos em uma época de grandes desafios no mundo corporativo onde o RH das empresas organizadas é o de encontrar formas e ferramentas que ajudem as organizações a atingirem os seus resultados por meio de seus colaboradores.

O foco portante deverá estar sempre na gestão das interações entre as pessoas, sejam elas lideres, liderados, clientes, fornecedores, participantes de uma mesma equipe ou entre equipes de uma mesma empresa, mas de divisões diferentes.

Cada vez mais o trabalho do coaching no desenvolvimento das competências existentes nas empresas é mais solicitado e respeitado, visto não como uma despesa mas sim como um investimento necessário para o desenvolvimento das pessoas, das equipes e da empresa como um todo.

Os relacionamentos necessitam ser cada dia mais positivos, onde cada elemento deverá aprender a lidar com as adversidades, os conflitos (individual, da e na equipe), sempre em busca de entrega de resultados positivos. Isso significa que o desempenho dos colaboradores da empresa precisam ser o verdadeiro reflexo de seu potencial.

O processo de coaching atua como uma ferramenta ideal para atingir esses objetivos, o que auxiliará na obtenção de resultados positivos a nivel pessoal e da empresa.

Iniciar um processo de coaching na empresa necessita não somente de boa vontade por parte do empresário mas sim de uma visão estratégica sólida e com uma perspectiva estratégica visando um futuro a médio e longo prazo. Eu tenho comentado muito em minhas palestras que aquele empresário que define sua estratégia com metas a curto prazo não chegará a lugar algum. Ele estará somente criando brechas para que a concorrência ocupe um espaço de mercado que deveria ser seu.

O planejamento estratégico deve considerar não somente os objetivos da empresa a médio e longo prazo mas também com quais competências individuais e de grupo ele irá trabalhar, e isto envolve a preparação constante da sua equipe de lídedres e de colaboradores, para que cada meta seja obtida no seu devido tempo, sem traumas ou conflitos, mas como uma engrenagem bem dimensionada, lubrificada e trabalhando sem nenhum ruído, seja ele de origem interna ou externa.

Portanto, faça uma análise de sua empresa, identificando os seus desafios empresariais, avalie seus colaboradores, seu desempenho, o que foi determinado no passado, o que foi alcançado como resultado, identifique as lacunas e prepare um plano de desenvolvimento para cada profissional que mereça estar na sua empresa e fazer parte de sua nova fase de desenvolvimento organizacional.

Você sabe responder as perguntas abaixo?

  1. Quais os principais desafios de meu negócio?
  2. Quais os obstáculos que minha equipe enfrenta hoje para encarar esses desafios?
  3. Como eu vejo minha empresa durante os próximos 1, 3 e 5 anos?
  4. Quais as habilidades que devo procurar nos colaboradores para obter resultados positivos no meu planejamento?
  5. Como alinhar tudo isso?
  6. Quais as metas deverão ser impostas para as minhas equipes, desde seus lideres até seus comandados?
  7. Como eu deverei acompanhar os resultados?
  8. Como medir os resultados futuros vs os resultados anteriores e atuais?
  9. O que fazer para melhor o desempenho e o desenvolvimento de meus colaboradores?
  10. Em quanto tempo eu conseguirei colocar em prática, efetivamente, meu planejamento estratégico?

Não se esqueça nunca que o processo de coaching não é algo que se aprende em sala de aula e depois faz-se a implantação de forma desorganizada ou sem o auxilio de um profissional especializado.

O próprio nome indica:  coaching (que vem da palavra coach, que sifnifica técnico em inglês.) Portanto, sem o auxílio de um profissional especializado, não adianta investir em palestras. Você deve investir em um programa específico para sua empresa, com atividades on-th-job.

Pense nisso.

Purcino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: