FELIZ 2011 – Planejamento e FOCO no seu SUCESSO !!

Último dia do ano de 2010.

Para cada um de nós, um momento de reflexão. Todos, crianças, adolescentes, adultos, experientes e idosos costumam parar por um momento e pensar no que foi feito durante o ano e o que deseja fazer desde o primeiro dia do ano novo, que é amanhã.

Eu estou fazendo isso agora. Parando para refletir, mas não em 2010 e sim na década, desde a virada do milênio até o dia de hoje.

Foram momentos interessantes, e eu nem me lembrava que comecei 2000 retornando ao Brasil, depois de 18 meses trabalhando na Argentina, onde os sucessos em vendas e treinamento fizeram com que os diretores da empresa onde eu trabalhava me oferecessem um cargo a nivel internacional, com sede no Brasil. Claro que aceitei mais esse desafio.

Todos felizes, minha familia, que teria a minha volta ao lar, eu, que poderia provar no meu país a capacidade que havia demonstrado por 16 anos no exterior, e para a empresa, que teria um executivo local para implantar uma reingenharia no processo de vendas e serviços na América Latina.

E o tempo foi passando, mas não muito. Eu já havia me acostumado a procurar desafios constantemente. Em menos de dois anos, isso é, em 2002, lá ia eu novamente para outro país. Fui convidado a ir para a Alemanha, de mala e cuia, com familia a tiracolo. O desafio era maior ainda:  fazer o mesmo que fiz na América Latina, mas com foco em todo o mercado internacional, menos Europa e EUA.  Parei para pensar por um minuto e aceitei, pois se pensasse muito, ou deixasse toda a familia pensar junto, talvez não tivessemos ido.  Um novo idioma, uma nova cultura, um cargo de extrema confiança.

E lá fomos nós. No início, como era de se esperar, dificuldades, mas com união, com uma familia empenhada no sucesso pessoal e familiar, conseguimos realizar o trabalho com êxito. Digo conseguimos porque sem eles dando-me apoio emocional, amor, carinho e demonstrando sua confiança em minha capacidade, eu não teria conseguido superar um só inverno (primeiro em 2002 foi de -17 graus… frio demais!!)

Em 2004, mais uma vez, outro desafio. Desta vez fomos corajosos demais. Fui convidado para fazer a reingenharia de produto, vendas e marketing na Sudeste Asiático, vivendo na Malásia, e responsável por todo o território do SE Asiático mais Oceania.  Ai sim o desafio foi grande. Cultura, comida, idioma, clima, costumes, fuso horário, tudo, tudo mesmo, era totalmente diferente do que já haviamos passado. Mas fomos. Aceitamos. Recusar desafios não constra de nosso dicionário.

E foram três lindos anos onde o sucesso foi total.

Em Fevereiro de 2007 chegou o momento de regressar ao Brasil. Nossa, que experiência linda. Só que não sabiamos que a readaptação ao nosso país seria tão dificil. Tanto para mim, como para meus filhos. Para minha esposa então, nem falar. Tudo muda. Percebemos que estavamos defasados com respeito ao nosso próprio país. Bom, isso eu conto outro dia.  Ao retornar, conheci uma pessoa que começou a mudar minha visão de vida.

Conheci um executivo de sucesso e comecei a trabalhar com ele, mudando completamente o rumo de minha vida profissional. Aprendi muito, novos desafios, muita luta, muito sucesso, alguns tropeços, mas sempre com alguém que esteve ao meu lado mostrando-me o caminho do SUCESSO e como manter o FOCO no novo negócio.

Além de executivo, ele tornou-se meu amigo, meu mentor profissional e espiritual. Ensinou-me a pescar quando já não havia mais peixe no rio onde eu navegava. Ensinou-me a ter Fé, quando as dificuldades bateram a nossa porta. Ensinou-me a PLANEJAR, passo a passo, tudo o que eu deveria fazer para retornar ao caminho do sucesso novamente.

Esse aprendizado demorou 1 ano e meio.

É, reaprender não é fácil. É difícil.

Mas por sorte construimos uma familia muito unida. Ao viver longe dos nossos parentes, dependendo somente de cada um de nós, aprendemos o real valor da AMIZADE, AMOR, UNIÃO e FÉ nas nossas capacidades.  Foi com essa FÉ que conseguimos superar o momento mais difícil, que foi o milagre da VIDA da minha esposa, mãe de meus filhos, responsável pela educação dos meus filhos, companheira eterna, forte, lutadora. Depois de um período difícil, como ela disse hoje várias vezes…Eu que nem pensava estar aqui em 2009, estou comemorando o ano novo de 2011.

Em 2010, o aprendizado que começou em 2008 começou a dar resultado. Os verdadeiros amigos, que posso contar nos dedos de uma só mão, souberam ter paciência ao ensinarnos novamente o valor e o significado da palavra PLANEJAMENTO e a importância em se manter o FOCO no que se almeja a longo prazo, mas organizando sua vida para subir um degrau de cada vêz.

Ai sim o tão esperado SUCESSO vem fácil, como consequência de tudo isso.

A mensagem que deixo aqui, contando essa história de 10 anos de minha vida de mais de meio século é que para alguns, sucesso é sinônimo de riqueza material e dinheiro. Para outros, é sinônimo de estabilidade familiar, amizades.

Para mim é a conjunção de todos esses fatores, sem esquecer da FÉ e do AMOR no nosso bem maior, nossa maior fortuna, nossa FAMILIA.

Mas, como esse pensamento é de foro totalmente íntimo e pessoal, cada um chegará a sua resposta. Não deixe de se aprofundar nessa busca. Invista no autoconhecimento para que você consiga estar seguro da visão que irá construir. 

A partir daí construa a estrada que vai levá-lo ao seu objetivo final. Não seja inflexível nessa caminhada. Saiba ouvir aqueles que tem mais experiência do que você. Acredite nos seus sonhos, pense neles como se já os tivesse realizado. Lembre-se que sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno. 

Não perca a oportunidade de sonhar grande, pensar alto, idealizar um futuro que faça sentido para você.

Use a sua capacidade de perceber as oportunidades, discernir sobre o certo e o errado, e coloque seu coração, sua alma e sua FÉ em busca deste sonho feliz.

Tenha um grande 2011 e um futuro repleto de felicidade e prosperidade.

Espero encontrar com vocês durante 2011 para contar um pouco mais dessa história simples, mas cheia de felicidade, pois mesmo quando tudo parecia perdido, a FÉ nos mostrou que sempre existe uma mão que nos mostrará o caminho correto.

FELIZ 2011 .  FELIZ DÉCADA de 2011 a 2020

José Antonio Purcino.

Visite nosso novo site www.tsp2.com.br

Deixe uma resposta

