Tradutor! Uma profissão que está crescendo.

O mundo não tem mais fronteiras. Isso é conhecido por todos há muito tempo. Os produtos são globalizados, os serviços são globalizados. Cada vez mais vivemos em um mundo corporativo, onde todos dependem de todos.

Não podem mais existir fronteiras físicas ou de idiomas. O mercado está aí, para quem souber entende-lo e aproveitá-lo. E quem o fizer irá ampliar os seus horizontes de oportunidades, ainda mais se souber falar um segundo ou terceiro idiomas.

A Abrates (Associação Brasileira de Tradutores), entidade que representa os profissionais da área vê o mercado em crescimento, e com muitos bons olhos. Existem oportunidades hoje como tradutor-intérprete, tradutor de documentos (escrito), tradutor para legendas (onde o conhecimento do idioma com produndidade é essencial, para que possa ser feita não só a tradução mas a interpretação também), e o tradutor especializado em dublagem, que tem que cuidar do texto original, escrito, e seu som, para buscar as palavras que casem com os movimentos da boca dos personagens, e que não percam a emoção da cena.

Hoje em dia a tradução engloba também a Lingua Brasileira de Sinais (Libras).

O mercado internacional é tão promissor, que segundo dados estatísticos do The top 35 Language Services Providers, divulgado pelo instituto norte-americano Common Sense Advisory, o faturamento no ano passado (2009) foi de US$ 23.267 bilhões, ou seja, um crescimento de 56% em relação ao resultado de 2008.

Você que tem um segundo idioma, ou mais que um idioma além do seu idioma nativo, visite o site da Abrates ( www.abrates.com.br ) e conheça mais das oportunidades deste mercado. Está aí uma excelente opção para quem busca uma colocação no mercado.

Leia também matéria a respeito no site do jornal Correio Popular da cidade de Campinas e conheça as particulariedades da profissão.

Agora, você que tem um domínio de um segundo idioma, pode procurar um aperfeiçoamento do mesmo buscando no mercado escolas de ensino particulares, que tenham em seu curriculum a certificação internacional.  Quer exemplos? Procure nos sites da Wizard Brasil (www.wizard.com.br), Skill (www.skill.com.br), Alps (www.alps.com.br), entre outras.

Boa sorte

Purcino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: