O novo perfil de cliente fará você mudar a sua forma de prestar serviços.

AGORA, QUEM DECIDE O QUE DEVE IR AO MERCADO COMO PRODUTO OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS É A VONTADE DO CONSUMIDOR.

Fornecedor e Consumidor.  Dois elementos importantes na cadeia de negócios de prestação de serviço. Antigamente, o fornecedor desenvolvia o seu produto ou serviço baseado em informações genéricas do mercado, preocupado com a visão global dos anseios e necessidades das classes A, B, C, D, E…. e assim por diante.  Hoje, a situação mudou muito. 

Cada classe social está subdividade em vários nichos de mercado que possuem suas características próprias, seus anseios, suas necessidades especificas, o que provocou uma necessidade urgente de voltar ao mercado e descobrir o que o Consumidor realmente quer comprar. E ai, a grande surpresa. Nem sempre o que se fabrica é o que o Consumidor está procurando.

Vejam o caso de automóveis. Antigamente as indústrias desenvolviam os seus projetos baseado nas necessidades de economia em custo por km rodado, mas sem perder o foco no conforto dos veículos. Por este motivo, chassis e design ultrapassados em outros centros eram trazidos para o Brasil, com a maquiagem de um novo nome e marketing de grande novidade.

Hoje já não é possível fazer o mesmo. O Consumidor está mais exigente. Ele procura a mesma economia por km rodado, procura o conforto, mas também procura a tecnologia ao dirigir, a segurança dos freios ABS, cores mais condizentes com o gosto do brasileiro (e brasileira), veículos compactos, mas potentes, esportivos, agressivos, mas com capacidade de rodar na cidade sem se transformarem em carros duros e dificeis de manejar ou manobrar.

Com serviços é a mesma coisa.  As mecânicas deixaram de ser galpões escuros, cheias de peças jogadas no chão, óleo esparramado por todo lado, funcionários com seus uniformes imundos, entre outros exemplos piores. Hoje, as mecânicas passaram a chamar-se de Autocentros, Service Center, Centro Automotivo, etc. Todos com uma particulariedade em comum.

Recepções estilizadas. Técnicos especializados como recepcionistas, softwares de gestão de serviços que lhe indicam um orçamento em poucos minutos, sala de espera para clientes, vips ou não, tv a cabo para distrair os mesmos, paredes com janelas envidraçadas para que o Consumidor possa ver o mecânico trabalhando no seu carro.

Foram incorporados equipamentos eletrônicos, de última geração, computadorizados, que dão um diagnóstico perfeito do que acontece com o carro seja na sua suspensão, freios, sistema elétrico, motores, etc. Os resultados são discutidos com os proprietários. Os serviços são explicados a nível de detalhamentos que não lembram nem de longe um passado tão recente.

Os prestadores de serviço mais exigentes colocam horários, ou tempo de serviço, como metas a serem atingidas pelos seus técnicos, para a entrega do veículo o mais rápido possível. Isso porque todos sabem que o carro, mais do que um artigo de luxo, hoje é um instrumento de trabalho. Alguns até oferecem um veículo reserva, a baixo custo.

Faça agora um paralelo entre o exemplo acima e seu segmento de negócio. Responda uma pergunta básica.

  • O que é que eu estou fazendo para diferenciar-me dos meus concorrentes?

Se você ainda não sabe a resposta, ai eu lhe pergunto. – Você está reclamando do que se  o seu negócio está estagnado e você não consegue dar um passo à frente?

  • Você está antenado com os requerimentos dos seus clientes?
  • Você conhece profundamente o seu mercado?
  • Você está reinvestindo parte dos seus rendimentos em benfeitorias ao seu local, loja, ateliê, oficina, escola?
  • Você está treinando os seus colaboradores?
  • Você está repassando ao seu fornecedor o que o seu Consumidor está procurando no mercado?

Nâo???!!!!!

Então chegou a hora de você fazer algo pelo seu negócio.

Tenha A-TI-TU-DE e dê o primeiro passo. Visite seus concorrentes, visite seus clientes, converse com eles. Faça um resumo de tudo que eles pedem e você não pode atendê-los por não possuir o produto e passe a informação adiante.

Só reclamar não adianta. Vá à luta e tenha o seu FOCO NO CLIENTE 100% do seu tempo.

Bons negócios… Quer saber mais?  Entre em contato conosco enviando suas perguntas pelo nosso blog.

Purcino

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