Mudança de Hábito – Capacitação continua deve ser prioridade.

Para falarmos de Capacitação contínua, precisamos entender o que vem a ser Mudança de Hábito. Por que? Porque normalmente quando nos referimos ao conhecimento do indivíduo, sua distribuição e preparação, ainda falamos em treinamento, que nada mais é do que adestrar alguém a fazer algo, repetitivamente, seguindo procedimentos burocráticos e enfadonhos.

Falar em Capacitação Contínua é falar sobre a distribuição de conhecimento puro, entrega de informações que irão ajudar ao indivíduo a refletir sobre determinado tema, formar sua opinião e ENTENDER a mensagem que estamos dando. Logo….

Primeiro devemos e precisamos entender o que vem a ser mudança de hábito.

Mudança é sinônimo de transformação, ou seja, uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior par aum estado, modelo ou situação futura, ocasionada por razões inesperadas e incontroláveis, ou po razões planejadas, fartamente discutidas por uma equipe de trabalho.

Mudar envolve capacidade de compreensão e adoção das práticas que concretizem o desejo de transformação. Para que as mudanças aconteçam, as pessoas precisam estar sensibilizadas pelos objetivos destas transformações. Portanto, perceber a dinâmica das mudanças é uma necessidade quando notamos que necessitamos de algo novo para alcançar nossos objetivos.

Viver atualizado é uma questão de sobrevivência e uma maneira de visualizar o futuro de forma prática e objetiva, já que os novos tempos exigem uma postura de pensamento cada vêz mais dinâmico.

Por desconhecer o significado da palavra mudança, é normal que as pessoas costumem ficar na defensiva, prejudicando todo um processo de inovação e melhorias.

Segundo, precisamos entender agora o significado da palávra hábito.

Hábiro é um substantivo masculino que significa uma inclinação por alguma ação. Socialmente e profissionalmente falando, o hábito pode ser entendido como um modo padronizado de pensar, sentir ou agir, o que, na maioria das vezes, tornou-se algo inconsciente e automático, mas que segue regras e procedimentos existentes no seio das famílias e das empresas.

Juntando as duas palavras, entendemos que MUDANÇA DE HÁBITO significa alteração de modelo de administração, comunicação, producão, ou seja, mudança em tudo o que pode estar diretamente ligado a administração de uma empresa ou um negócio, influenciando até mesmo na forma de divulgação de informação, seja via marketing ou via capacitação.

A MUDANÇA DE HÁBITO influencia diretamente na disciplina de ações, pensamentos e sentimentos de todos os que dirigem e operam uma organização, tenha ela o tamanho que tiver.

Essa disciplina de ações começa com a publicação da visão, missão, objetivos e procedimentos de uma organização, demonstrando que existe uma perfeita sintonia entre quem dirige com quem é dirigido, pois a função de quem dirige é disseminar as novas regras com um ensino claro e contínuo. Por isso, a capacitação dos colaboradores pode tornar-se o atalho perfeito para que qualquer mudança seja obtida rápida e eficazmente.

A capacitação precisa ser feita de forma clara, cristalina, pura, sem rodeios ou medos de ferir egos. Programas de capacitação presencial ou a distância devem ser considerados. Implantação de workshops ou foruns também devem ser discutidos, idealizados e implantados.

A interatividade é essencial. Por que não pensar nos jogos educativos de alta interatividade?
Existem empresas no mercado hoje altamente especializadas neste segmento da capacitação.

Não devemos esquecer também a implantação de um processo de avaliação do conhecimento aplicado, que pode (e deve) ser feito via internet, para evitar a cola tradicional.

Mudar o hábito, deixando a estrutura tradicional do treinamento de lado e partindo para a capacitação continua, que é a disseminação da educação a alto nível, não significa gastar mais mas sim, investir mais em processos de disseminação de conhecimento que farão com que seus colaboradores tornem-se mais efetivos, rentáveis e ousados em suas atividades, gerando mais receitas para seus negócios.

Purcino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: