Dinâmica de grupo faz a diferença.

O conceito de dinâmica de grupo como é conhecido hoje surgiu entre 1935 e 1955 e pode ser definido como um trabalho de comunicação e troca de informações, envolvendo no mínimo tres pessoas. A interação entre os participantes é essencial.

O principal objetivo de uma dinâmica, no âmbito profissional, é perceber como cada pessoa se comporta diante de determinadas situações. A técnica permite descobrir qual participante tem espírito de liderança, qual possui mais habilidades individuais específicas e qual tem capacidade de trabalhar em grupo sem se deixar afetar pelas individualidades dos outros integrantes, focando somente no objetivo do grupo ou da empresa.

A margem de acerto na avaliação é de 90% e os 10% restantes só são passíveis de avaliação durante a dinâmica individual. A dinâmica, portanto, pode ser utilizada no processo seletivo para dimensionar habilidades que não podem ser avaliadas por meio de provas e testes escritos ou orais.

Durante o processo de recrutamento ou seleção de pessoal são aplicadas técnicas ou exercícios de dinâmicas de grupo, permitindo que o profissional de RG avalie se o candidato é pró-ativo, tem jogo de cintura, se sabe improvisar em momentos de pressão, se sabe ouvir e refletir e se consegue pontuar suas idéias sem mostrar agressividade.

Na área de seleção e recrutamento pessoal a dinâmica também é utilizada para avaliar as habilidades dos participantes para um determinado cargo. O que se procura detectar é se o candidato é lider, comunicativo, se tem espírito de empreendedor, qual o seu conhecimento profissional para o cargo, seu grau de cooperativismo, sua personalidade e inteligência.

A dinâmica não existe apenas para os processos de seleção. A técnica é muito utilizada nos processos de reengenharia de empresas, onde o primeiro ítem checado é o nível de conhecimento do profissional sobre a empresa, suas metas, seus produtos, seus serviços, quais os procedimentos em cada área e sua capacidade de cumprimento dos mesmos. Mede também o seu conhecimento sobre o mercado de atuação da empresa, analisa se ele consegue perceber as novas oportunidades existentes nesse mercado, além de sua capacidade de liderar pessoas no processo de renovação.

Outro objetivo da dinâmica é o de analisar a integração do indivíduo no trabalho em equipe, onde são avaliadas suas capacidades de iniciativa, criatividade e comando.

Caso você ainda tenha dúvidas a respeito, deixe sua mensagem neste blog, que com muito prazer vamos responder a cada uma delas.

Purcino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: