Erros que podem eliminar um candidato em uma Dinâmica de Grupo

Foram mais de 20 anos realizando dinâmicas de grupo ao redor do mundo. Eu vi muito profissional experiente, rodado, cometer erros crassos durante a dinâmica. Erros que levaram muita gente a perder não só oportunidades de progresso na empresa, como também perder oportunidades de novos empregos.

Baseado nestes erros, selecionei os mais comuns, que acontecem sem que a pessoa perceba. Dai saiu uma pequena cartilha, que compartilho aqui, com quem vai participar de uma dinâmica de grupo, como com quem vai analisar uma dinâmica de grupo.

  • FALTA DE INTERESSE: Muitos confundem a timidez com falta de interesse durante o processo da dinâmica de grupo. Ele pode ser tímido, o que não é algo negativo, mas tira pontos durante a avaliação.

 

  • FALTA DE PRÓ-ATIVIDADE: O participante não atua em todas as etapas da dinâmica de grupo por puro desconhecimento dos temas propostos ou por julgar-se superior aos outros participantes presentes na sala de reunião.

 

  • VESTUÁRIO: Durante uma dinâmica de grupo, caso seja uma dinâmica de avaliação de candidatos a um novo emprego, o que se analisa é a capacidade do candidato se sobressair por seus conhecimentos e não por sua vestimenta. Recomenda-se o uso de uma roupa formal nesses casos.

 

  • POSTURA: Muitos não percebem que a avaliação do grupo se inicia no momento de sua apresentação no local da dinâmica. A forma de dirigir-se à recepção, como ele se identifica e até a maneira com a qual trata as pessoas que o estão atendendo. A formalidade sem excesso é essencial neste momento.

 

  • COMENTÁRIOS SOBRE SEU ANTIGO TRABALHO OU ANTIGO POSTO: Tomem muito cuidado com as respostas. Evite falar mal do seu chefe ou emprego anterior. O selecionador ou moderador do grupo imediatamente vai imaginar que você, ao se deparar com o primeiro problema, irá procurar novos rumos, ou até mesmo falar mal da empresa.

 

  • SUPERVALORIZAÇÃO: Evite extrapolar comentários sobre os defeitos dos concorrentes e exagerar nos exemplos de experiências pessoais. Poderá aparentar que você desdenha as outras pessoas ou que é um indivíduo arrogante e desagregador.

 

  • CONVERSAS PARALELAS: É uma questão de respeito para com a pessoa que está com a palavra. O comportamento ideal é aguardar a sua vez de expressar a sua opinião.

 

  • CV COM INFORMAÇÕES FALSAS: Muitas vezes, para impressionar, o candidato mente no CV, o que poderá causar constrangimentos na hora da dinâmica, pois ele poderá ser solicitado para falar de temas que na realidade não domina.

 

Fique de olho… não se comprometa…. comprometa-se com você e sua realidade!!!

Purcino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: